Guarda Municipal Escolar realiza palestras sobre tráfico de pessoas
Cerca de 170 adolescentes, da Associação Guarda Mirim de Londrina, estão participando
A Prefeitura de Londrina, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) realiza uma série de palestras na “Semana de mobilização para o enfrentamento ao tráfico de pessoas”. O público-alvo é formado por cerca de 170 adolescentes da Associação Guarda Mirim de Londrina, que serão atendidos nesta terça(30) e quarta-feira(31), na unidade do Centro Social Urbano.
Os principais objetivos da semana contemplam a ampliação do conhecimento e a mobilização da sociedade, das instituições públicas e privadas e das redes para o enfrentamento à exploração de pessoas. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 30 de julho como o Dia Mundial do Enfrentamento ao Crime de Tráfico de Pessoas. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), esse é um tipo de crime que atinge homens, mulheres e crianças que são explorados para diversos fins, como trabalho escravo e exploração sexual.
De acordo com o supervisor da Guarda Escolar em exercício, Edson Pereira, o convite para participar da ação veio por parte da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. “A participação da Guarda Municipal se faz de extrema relevância, pois o tema abordado retrata uma triste realidade do nosso cotidiano. Nosso trabalho é contribuir, através da informação, para uma reflexão sobre o assunto. E também dar dicas de como se prevenir dessa prática criminosa, sensibilizando os adolescentes sobre a importância da denúncia em caso de suspeita”, afirmou.
Elisangela Cardoso, coordenadora da aprendizagem profissional da Guarda Mirim, conta que apesar de ser uma temática nova, foi possível explicar bem aos adolescentes sobre como eles podem se proteger. “Os educadores fizeram um trabalho prévio à palestra na sala de aula. É uma temática importante, pois há pouca divulgação sobre o assunto. Nós também trabalhamos a questão do sonho com os adolescentes. Quais as expectativas. A questão do assédio envolvida. Com essas informações eles vão poder se precaverem”, explicou.
A Associação – A Guarda Mirim de Londrina atende adolescentes a partir de 14 anos. A entidade conta com os serviços de aprendizagem profissional, convivência e fortalecimento de vínculo em várias unidades na área urbana e rural.
Para imprensa e mais informações ligue no telefone 3372 – 4634, Guarda Escolar.
Texto e fotos: Bruno Amaral/Defesa Social