Cidadão

Programa Acessuas Trabalho é apresentado a entidades de Londrina

Iniciativa atenderá cerca de 7 mil pessoas, tendo como público-alvo cidadãos em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Política de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realiza, nesta quinta-feira (1), às 10 horas, uma apresentação técnica para mostrar ao público as ações do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). A finalidade é aproximar as entidades, órgãos, conselhos e secretarias municipais, fornecendo informações sobre as atividades do projeto, bem como as possibilidades de atuação junto aos usuários e famílias atendidas pelas políticas públicas sociais desenvolvidas em Londrina. O encontro será no auditório da Cáritas, localizado na Rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, abrirá o evento e apresentará a equipe que será responsável pela condução e acompanhamento das atividades a serem realizadas no Acessuas Trabalho, iniciativa que foi lançada oficialmente no dia 27 de junho. Cerca de 150 instituições, de vários segmentos, e que possuem ligação com trabalhos sociais, foram convidadas a participar da apresentação.

Com investimento de R$ 1,2 milhão, proveniente do governo federal, o programa vai possibilitar o atendimento a, aproxidamente, 7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade entre 14 e 59 anos, da zona urbana e rural. O cronograma inclui a realização de visitas, oficinas, capacitações, vivências, e encaminhamentos a oportunidades de qualificação e de inserção no mercado trabalho. A duração prevista do Acessuas é de dois anos.

A Instituição Ministério de Missões e Adoração (MMA), selecionada pela Prefeitura após chamamento público, irá conduzir as ações práticas do programa. Para isso, foram contratados 20 colaboradores, via processo seletivo, que agora formam uma equipe de técnicos de nível médio e superior, envolvendo psicólogos, assistentes sociais, cientistas sociais, administradores e pedagogos. Os integrantes estão sendo capacitados pela Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social, que irá acompanhar todas as etapas de execução das atividades.

Público-alvo – Os atendimentos do Acessuas Trabalho são voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas com deficiência; jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; pessoas inscritas no Cadastro Único; adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos; famílias com presença de trabalho infantil; famílias com pessoas em situação de privação de liberdade; famílias com crianças em situação de acolhimento provisório.

E abrange, ainda, a população em situação de rua; adolescentes e jovens no serviço de acolhimento e egressos; indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco em decorrência do tráfico de drogas; indivíduos egressos do sistema penal; beneficiários do Programa Bolsa Família; pessoas retiradas do trabalho escravo; mulheres vítimas de violência; jovens negros em territórios do Plano Juventude Viva; adolescentes vítimas de exploração sexual; povos e comunidades tradicionais; público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT); entre outros, para atender especificidades territoriais e regionais.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, pelo telefone 3378-0025.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos