Cidadão

Maternidade Municipal inicia programação especial do Agosto Dourado

Campanha mundial busca incentivar o aleitamento materno; lançamento será nesta quinta-feira (1º)

A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai (MMLB) sedia, nesta quinta-feira (1º), o lançamento da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019. A iniciativa é uma realização do Comitê Interno de Aleitamento Materno, e integra as ações da Campanha Agosto Dourado promovidas pela Prefeitura de Londrina. O secretário municipal de Saúde participa da solenidade de abertura, que será às 10 horas, na Maternidade Municipal, localizada na Avenida Jacob Bartolomeu Minatti, 350.

Durante o evento desta quinta-feira (1º), devem participar os profissionais que atuam na Maternidade, representantes das instituições de ensino de Londrina, entre outros. Um laço dourado irá simbolizar o aleitamento materno, com exibição de vídeos com depoimentos de servidores e familiares que apoiam o aleitamento materno.

As mães que tiverem seus bebês na Maternidade Municipal, durante o Agosto Dourado, vão receber um presente personalizado, com o pezinho do seu bebê gravado em uma toalha decorada com o laço dourado, símbolo da campanha. E no decorrer da Semana de Aleitamento Materno, a equipe da Maternidade fará a distribuição das Dicas Douradas. São dez orientações relacionadas à amamentação, e que serão entregues a todas as pacientes da Maternidade, durante este mês.

A pediatra e integrante do Comitê Interno de Aleitamento Materno, Rosana Hashimoto, explicou que a campanha em prol da amamentação utiliza a cor dourada como símbolo, porque o leite materno é considerado um alimento “padrão ouro”. “Isso significa que não existe alimento tão completo para o bebê, nos seus primeiros dois anos de vida, e principalmente nos seis meses de vida, quando ele deve ser exclusivo. O ouro também remete à preciosidade, e o leite materno é tão importante que foi estabelecido mundialmente, para o mês de agosto, essa campanha”, contou.

Segundo a pediatra, o leite materno é extremamente valorizado em todo o mundo, pela imensa gama de benefícios que ele oferece para a criança, e refletem na família e sociedade. “Não existe nada melhor que o aleitamento materno para a saúde, para prevenção de infecções, e também ao desenvolvimento cerebral e afetivo, especialmente com a mãe, o que vai repercutir bastante no comportamento infantil. Isso porque o aleitamento propicia um maior vínculo afetivo da mãe com o bebê, e com o pai também, se ele for participativo nesse processo”, destacou.

Para Rosana, ações que incentivam e apoiam a amamentação devem ocorrer continuamente, mas essa intensificação durante o Agosto Dourado gera bons resultados, por manter em voga o assunto para toda a comunidade. “O leite materno tem algo que nenhum outro leite ou alimento dá, que é o afeto. Isso que faz com que profissionais de saúde no mundo inteiro se voltem para estimular e apoiar a amamentação, para que se os pais tiverem dificuldades em amamentar, tenham o apoio devido. É preciso que os profissionais estudem cada vez mais, se atualizem, e estejam disponíveis para que as famílias recebam o suporte e as condições para superar as dificuldades, sem desmamar o seu bebê. E é no mês de agosto que intensificamos as ações educativas, informativas, de capacitação, oficinas, para que haja a discussão e a atualização sobre esse tema”, concluiu.

Oficinas – Dentro da programação de atividades da Semana de Aleitamento Materno da Maternidade Municipal, a comunidade poderá se inscrever e participar de cursos e oficinas gratuitas, que serão realizadas na próxima semana. É preciso reservar a vaga com antecedência, pelo telefone 3372-9850, das 13 às 18 horas.

Na segunda-feira (5), às 16 horas, será oferecido curso de Shantala para bebês. No dia seguinte, haverá visita da gestante e orientações sobre o banho do recém-nascido, no mesmo horário.

Para quarta-feira (7), a programação abrange oficina para manejo em aleitamento materno, às 16h30. Na quinta-feira (8), o curso será sobre cuidados com o recém-nascido, às 16 horas, e a agenda encerra na sexta-feira (9), com oficina de escalda-pés, também às 16 horas.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Saúde, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos