Cidadão
Semana de Aleitamento Materno é comemorada em Londrina
Grupos de debate com gestantes, distribuição de folders e divulgação de pesquisa sobre a situação do aleitamento materno em Londrina são algumas das ações

Um das iniciativas prevê a divulgação, pelos profissionais de saúde, de informações pertinentes sobre o aleitamento materno para gestantes durante as consultas de pré-natal ou através de grupos, que estão sendo formados em algumas unidades básicas de saúde (UBS) do município. “São diversas orientações para esse período tão importante na vida da mãe e do bebê. As instruções individuais, no pré-natal, e a formação de grupos nas UBS sempre foram realizadas no município. Agora, devido à semana, elas se intensificam”, afirmou a coordenadora do Calma, Lilian de Poli Castro.
A segunda ação consiste na distribuição de 14 mil exemplares de um folder informativo sobre o processo de amamentação. O material está disponível na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e nas UBS de Londrina. “A intenção é que o folder sirva para orientar os profissionais de saúde a prestar atendimento às mães. Além disso, queremos dar um norte para essas mulheres, elucidando dúvidas e buscando uma prática eficaz e prazerosa”, estabeleceu a coordenadora.
Já a terceira medida fica por conta da publicação da II Pesquisa Nacional de Práticas Alimentares no Primeiro Ano de Vida, que foi realizada no país, sendo em Londrina, pelo Calma, durante a campanha de vacinação contra a poliomielite, que ocorreu no mês de agosto do ano passado. De acordo com a enfermeira e coordenadora da pesquisa em Londrina, Sarah Nacy Deggau Hegeto de Souza, a principal meta do levantamento é conhecer a real situação do aleitamento materno em todo o país, possibilitando refletir sobre a reestruturação das ações em prol do aleitamento.
“Ele serve como um retrato para nós. Em Londrina, por exemplo, o índice de aleitamento exclusivo (0 a 6 meses de vida) melhorou. Em 2002, apenas 21% dos responsáveis pela criança nesta faixa etária, que responderam o questionário, alegaram que ela recebia o leite diretamente do peito. Agora este número pulou para 33,8%. Já o aleitamento materno no primeiro ano de vida alcançou o índice de 72,5% em Londrina, o que é maior que a média nacional que está em 67,7%. Isso mostra que embora ainda há pontos a serem melhorados, também há evolução em alguns outros quesitos. Daí a importância deste levantamento”, estabeleceu a coordenadora.
Por fim, a quarta ação da Secretaria Municipal de Saúde, em comemoração a Semana Mundial de Aleitamento Materno, será a realização do 7° Simpósio de Aleitamento Materno, que vai reunir cerca de 500 profissionais da saúde no Shopping Com Tour. O objetivo é preparar melhor o setor para atender as gestantes e saber orientá-las corretamente quanto às práticas de amamentação materna. O evento, que ocorreria amanhã, foi adiado devido às recomendações da Saúde quanto à gripe A. A previsão é que o encontro seja realizado no início de outubro.
(Londrina, 6 de agosto de 2009)