Curso da prefeitura apoia família que amamenta
Iniciativa integra o Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno, instituído pelo Congresso Nacional
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover a capacitação Apoiando a Família que Amamenta, voltada para os Agentes Comunitário de Saúde (ACSs) e líderes da Pastoral da Criança. A iniciativa faz parte do Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno, instituído pelo Congresso Nacional.
Podem se inscrever até 30 ACSs por Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao todo, foram abertas seis turmas, com 30 vagas cada, nos dias 8 e 15 de agosto, 5 e 12 de setembro e 10 e 17 de outubro. O curso será realizado na Unifil, Campus Ipolon, na Rua Alagoas, 2.015. Com exceção do dia 17 de outubro, que acontecerá das 13 às 18h30, as outras turmas serão das 8 às 13h30.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto e devem ser feitas na Escola de Governo, no portal da Prefeitura. A chave de inscrição para a capacitação desta quinta-feira (8) é AFA1-2019; para o dia 15 de agosto é AFA2-2019; do dia 5 de setembro é AFA3-2019, e do dia 12 de setembro é AFA4-2019. As outras chaves serão divulgadas posteriormente.
O curso será ministrado pela enfermeira, coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) e da Saúde da Criança, Lilian Poli Castro, e pela enfermeira a coordenadora da Saúde da Mulher, Priscila Colmiran.
Segundo Lilian, o objetivo da ação é discutir as principais dificuldades vivenciadas pela mulher e sua família durante a amamentação e a necessidade de preparo da equipe de saúde para manejar essas situações. Também será feita uma reflexão sobre a importância da atuação da equipe de saúde na promoção ao aleitamento materno e a integração entre a Atenção Primária à Saúde e a Pastoral da Criança de Londrina. “Colocamos este tema porque quando uma mãe amamenta, costumamos dizer que toda a família amamenta, pois é necessária ajuda e compreensão de todos os familiares neste processo, bem como dos profissionais de saúde”, ressaltou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a enfermeira e coordenadora do CALMA, Lilian Poli Castro, no 3372-9825/9827.




