Cidadão

Município realiza oficina de planejamento estratégico para políticas públicas

Esse método é fundamental para as fases de identificação, planejamento e gerenciamento de projetos

Nesta quarta-feira (14), das 14h às 18h, os membros da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança (CMAA-PPAC) vão participar de uma oficina sobre o método alemão ZOPP, que trata sobre o planejamento de projetos orientados por objetivos. O encontro acontecerá na sala 26, do 2° andar do campus da PUC Londrina, que fica na Avenida Jockei Club, 485.

A ministrante do curso será a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, que é administradora por formação e tem mestrado profissional em Economia e especialização em Gestão de Pessoas, pela Universidade de Brasília (UNB). Ela abordará as técnicas criadas pela Cooperação Técnica Alemã há 25 anos.

Esse método é fundamental para as fases de identificação, planejamento e gerenciamento de projetos e tem sido utilizado por órgãos de cooperação da Alemanha e instituições internacionais, como o Banco Mundial e a Comissão Europeia. Por ser abrangente, ele pode interagir com várias técnicas de gerenciamento e monitoramento de projetos.

De acordo com a coordenadora de informações da CMAA, Renata Vieira Duarte, a oficina deve orientar cerca de 20 participantes, que poderão trabalhar em cima do aperfeiçoamento de planos municipais de políticas públicas para as crianças e adolescentes. “Através dos métodos estratégicos de planejamento poderemos, de forma conjunta, definir o que queremos alcançar, para assim criarmos o método certo. Com metas genéricas, os indicadores não ficam concretos e isso dificulta a mensuração dos dados, por isso a importância desse curso”, frisou.

O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) surgiu para ajudar na mobilização e apoio técnico direcionados à implementação de ações e políticas públicas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, de acordo com o disposto na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para isso, este instrumento estimula o fortalecimento das organizações que atuam com o público-alvo; incentiva a participação social; a transparência e a articulação das iniciativas promovidas pelos Municípios e pela sociedade civil.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de informações da CMAA, Renata Vieira Duarte, pelo 99992-9190 e com a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, pelo 3372-4421 ou 3372-4041.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos