Cidadão
Vacinação contra poliomielite foi adiada devido à Gripe A
A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil, que era para ser realizada neste sábado (dia 22), será promovida no dia 19 de setembro
Em decorrência da Gripe H1N1, a segunda fase da Vacinação contra Poliomielite, que deveria ser realizada neste sábado (dia 22), precisou ser adiada para o dia 19 de setembro. A medida visa evitar aglomerações nas unidades de saúde e locais adicionais, como supermercados, escolas, centros de educação infantil, prédios públicos e outros.
De acordo com a diretora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira, todas as crianças de zero até cinco anos, vacinadas na primeira etapa, devem retornar aos postos de saúde para receber a dose de reforço contra a poliomielite. “As crianças que foram ou não imunizadas, bem como as que receberam a vacina de rotina, devem tomar a dose de reforço. É importante os responsáveis levarem a carteirinha de vacinação, para que já confira se tem alguma em atraso e deixar a criança em dia”, enfatizou.
Segundo a diretora de epidemiologia, na semana que antecede o dia 19 de setembro, a vacina será disponibilizada nos locais de difícil acesso. “A intenção da segunda etapa é imunizar as crianças com duas doses contra a doença, a fim de eliminar ao máximo o vírus vacinal do meio ambiente, para que assim as não vacinadas também sejam protegidas”, completou Sandra Caldeira.
(Londrina, 19 de agosto de 2009)