Demência é tema de ações durante o Setembro Lilás
Intenção é conscientizar a população para os primeiros sinais das doenças neurodegenerativas; CCI Norte oferecerá oficina de musicoterapia

Para chamar a atenção sobre um assunto que atinge quase 10% da população idosa no mundo, a Secretaria Municipal do Idoso, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e o Instituto Não Me Esqueças vão realizar o Setembro Lilás.
Durante o próximo mês, diversas ações, como palestras com especialistas, encontros, rodas de conversa e atividades físicas serão realizadas gratuitamente para a população em geral. Serão mais de 15 oportunidades para a comunidade participar e aprender mais sobre o assunto.
A intenção é debater as doenças neurodegenerativas, principalmente no que se refere à Doença de Alzheimer. A ideia é debater o assunto para que as pessoas entendam os sinais, estimulem o tratamento e possam também trabalhar na prevenção. Para isso, a programação está organizada com base no tema mundial deste ano, que é “Vamos conversar sobre demência”.
Segundo estudos mais recentes na área, cerca de 8,5% dos idosos acima de 60 anos sofrem com demência no mundo todo. Em Londrina, a estimativa é que existam aproximadamente 65 mil idosos, o que leva a uma estimativa de que haja cerca de 5 mil pessoas com mais de 60 anos com algum grau de demência. “Falar em demência é algo abrangente, porque se refere às várias doenças neurodegenerativas, sendo que a mais comum é o Alzheimer”, explicou a presidente do Instituto Não Me Esqueças, Elaine Mateus.
Programação – Há atividades com as inscrições abertas, como é o caso da oficina de Musicoterapia, que será realizada no dia 27 de setembro, às 9h30, na sede do centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Norte (CCI Norte), na Rua Luís Brugin, 70, esquina com a Avenida Saul Elkind.
A ministrante da ação será a psicóloga Gislaine Matos, que abordará a vivência da musicoterapia em grupo para idosos. A intenção é usar a música em um contexto de tratamento, reabilitação e prevenção de problemas de saúde, promovendo assim o bem-estar. Isso porque, essa terapia, segundo estudos, estimula a cognição ajudando a resgatar sentimentos e emoções, por vezes, esquecidos, e que são resgatadas com as músicas de sua época; além de fazer com que eles socializem naquele momento e interajam após a atividade.
Essa será a primeira vez da oficina e para participar os idosos precisam se inscrever no CCI Norte, pelo 3373-0090, de segunda a sexta-feira. A inscrição é necessária para que os profissionais dimensionem a quantidade de pessoas e o espaço que será utilizado para a atividade.
Outras atividades – A abertura das ações do Setembro Lilás será no dia 1º de setembro, às 10h30, durante uma missa que será realizada na Catedral Catedral Metropolitana de Londrina. No dia 4 de setembro, às 19h, haverá uma roda de conversa com o cuidador José Arthur Cangussu, a psicóloga Luana Soares de Lima, a enfermeira Maria Karoline gabriel Rodrigues e a fisioterapeuta Laina Veloso Acosta, na sede do Juntus Coworking, que fica na Rua Goiás, 1774, no Centro.
No domingo, dia 8 de setembro, das 8h às 12h, os organizadores promoverão o MoviMENTE-se pela Memória. Será uma manhã de diversão, atividades físicas e cognitivas, música, aferição de pressão, teste de memória, visão e de glicemia, tirolesa, entre outras ações. Tudo no aterro do Lago Igapó.
Dia 14 de setembro, a neuropsicóloga reconhecida nacionalmente, Gislaine Gil, fará um workshop para falar sobre como lidar com problemas de memória e as doenças neurodegenerativas. Para participar dessa atividade é preciso se inscrever ao custo de R$ 10,00, que servirá para pagar o certificado. A inscrição pode ser feita clicando aqui.
Dia 17 de setembro, às 19h30, o médico geriatra, Marcos Cabrera, fará uma palestra sobre “O que eu preciso saber sobre a Doença de Alzheimer”. Será no auditório do SESC Londrina, que fica na Rua Fernando de Noronha, 264.
Além dessas atividades, outras serão realizadas durante o mês inteiro e contam com a parceria da Prefeitura de Londrina, CMDI, Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre outras instituições públicas e privadas.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do Instituto Não Me Esqueças, Elaine Mateus, telefone disponível no N.Com – 3372-4188; e com a secretária do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, pelo 3375-0223 ou 3375-0225 e no CCI Norte, pelo 3373-0090.