Cidadão

Telecentro é referência para pesquisa e procura de emprego

Com uma média de atendimento de 100 pessoas por dia, os espaços têm possibilitado a inclusão digital; maioria dos acessos é para  pesquisas escolares e de vagas de trabalho


06de917b53c0c9962380d38049c3a249“São locais que, hoje, já se tornaram referência, uma rotina para muitos londrinenses que precisam da internet para realizar pesquisas, principalmente escolares, elaborar currículos e buscar vagas de emprego”, destacou a gerente de Gestão da Informação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sâmia Mustafá, sobre a importância dos Telecentros para o município de Londrina.
Segundo ela, a cidade conta, atualmente, com três Telecentros equipados com dez computadores, um servidor, uma impressora a laser, um data show e uma antena de sinal que liga cada unidade do município ao Ministério das Comunicações. Dois funcionários monitoram as operações. “Uma média de 100 pessoas são atendidas por esses núcleos diariamente. Então, é uma lan house popular, que possibilita a inclusão digital”, afirmou.
A gerente ainda antecipou uma nova medida que está sendo tomada com o intuito de aprimorar a prestação de serviços dos Telecentros do município. De acordo com ela, as Secretarias de Assistência Social, de Cultura e de Educação, em parceria com o Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Londrina, estão trabalhando no desenvolvimento de um comitê gestor, que vai unificar a administração dos locais.
“O grupo será responsável por estabelecer as regras de funcionamento e uso dos espaços, bem como propor, aprovar e acompanhar as atividades realizadas nos Telecentros. Isso organizará ainda mais os locais e qualificará muito os núcleos”, explicou Sâmia. Ainda está sendo definido quando a equipe especializada vai começar a operar as funções.
Os Telecentros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Na Biblioteca Pública, o Telecentro atende também aos sábados, das 8 às 13 horas. Qualquer cidadão pode usufruir dos serviços. Basta, apenas, que as pessoas façam um cadastro antes de navegar nas diferentes páginas da internet.
A instalação de todos os núcleos do município é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, do governo federal, que investiu cerca de R$ 50 mil em cada espaço com a  Prefeitura de Londrina,  responsável pela manutenção e funcionamento dos locais.
Telecentros
Unidade 1 – Biblioteca Pública Municipal de Londrina – Avenida Duque de Caxias, n° 413
Unidade 2 – Centro Cultural Lupércio Luppi – Avenida Saul Elkind, n° 790
Unidade 3 – Terminal Urbano de Londrina – Avenida São Paulo, n° 10
(Londrina, 24 de agosto de 2009)
Foto:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos