Trabalhadores de Cooperativa recebem instruções sobre a dengue e outras endemias
Público será orientado sobre doenças, uso de equipamentos de segurança e cuidados com a saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, promove uma palestra e treinamento, para 35 pessoas, sobre o combate ao Aedes aegypti e outras endemias, nesta segunda-feira (26), das 8h30 às 10h, para os colaboradores da Cooperativa Cooperoeste, localizada na Rua Dalva de Oliveira, 76, no Parque Indústrias Leves.
Um dos objetivos da atividade é estimular as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, explicando a importância das cooperativas no recolhimento dos objetos que possam se tornar criadouros do Aedes e do trabalho desses profissionais para a preservação do meio ambiente.
A agente de Endemias da SMS, que ministrará a atividade, Cristina Gomes Torquato, afirmou que também irá abordar a questão de endemias de forma mais ampla, pois trata-se de um público que tem contato direto com o lixo e está exposto a diferentes tipos de animais peçonhentos ou transmissores de doenças, como o escorpião e o caramujo-africano, por exemplo. Eles também serão orientados sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e vacinação. Cristina explicou que a atividade faz parte de um projeto organizado pela Secretaria com o propósito de realizar um exercício de treinamento e orientação com os cooperados, buscando elevar a qualidade das condições de trabalho dessas pessoas.
A agente ressaltou que a comunidade pode e deve fazer a sua parte no combate à dengue e outras doenças dando mais atenção ao descarte do lixo doméstico, separando e limpando os materiais recicláveis. “Um lixo descartado de forma adequada evita a proliferação do mosquito, contribui com o trabalho dos cooperados e ajuda o meio ambiente. É uma simples ação que faz bem a toda a sociedade”, finalizou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenação de Endemias da Saúde, no telefone 3372-9427.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com