Educação ambiental é tema de palestra da CMTU para crianças
Companhia leva coletor de lixo para dentro da sala de aula para falar sobre os serviços de limpeza pública em Londrina
Discutir a importância dos profissionais da limpeza pública na cidade, explicar o caminho que o lixo faz das residências à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e despertar, ainda na infância, o compromisso com a separação dos recicláveis. Foi com essa proposta que servidores da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estiveram, na tarde desta quinta-feira (22), em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede particular de Londrina.
Acompanhados de um coletor de lixo, contratado da terceirizada que opera o serviço, eles falaram por 40 minutos a cerca de 50 crianças com idades entre 6 e 7 anos. Durante o bate-papo, servidores e gari detalharam o cotidiano da atividade que, todos os dias, com 155 trabalhadores , recolhe aproximadamente 420 toneladas de resíduos das ruas da cidade.
Para que servem os equipamentos de proteção individual (EPIs), os perigos do descarte incorreto de materiais perfurocortantes e a diferença entre rejeito, orgânico e reciclável foram algumas das dúvidas trazidas pelos alunos. De acordo com o gerente de Limpeza da CMTU, Álvaro do Nascimento, a oportunidade serviu para que os pequenos aprendessem a cuidar mais do meio ambiente e a valorizar as pessoas envolvidas nos trabalhos de conservação urbana.
Voltadas, principalmente ao público infantil, as palestras da CMTU sobre o manejo de resíduos estão disponíveis para todas as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal e particular do município. Solicitações de atendimento podem ser feitas por ofício encaminhado ao endereço de e-mail opera@cmtu.info.
Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU




