Cidadão
Dança contribui no bem estar físico, psíquico e social
Dançando na Rede retorna hoje (dia 31) do recesso em decorrência da gripe suína; projeto atende interessados de todas as idades e pessoas com deficiências
Depois do recesso devido a medidas de segurança contra a gripe A, o projeto Dançando na Rede retorna hoje (dia 31) com as atividades normais. A ação consiste em oficinas de dança, que ocorrem uma vez por semana durante 1h30, e são destinadas a crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiências que desejam aprender.
De acordo com a proponente, coordenadora e professora do projeto, Maria Helena Curotto Matins, o objetivo é desenvolver a independência, autonomia, integração e inclusão social dos participantes, a fim de romper preconceitos existentes e resgatar a auto-estima. Dançando na Rede atende a população de cinco locais em Londrina. São eles: Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos (Ilitc); Centro Cultural Lupércio Luppi, região norte; Vila Cultural Fábrica do Teatro do Oprimido, centro; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
A coordenadora destacou os benefícios proporcionados pela dança, como a melhora na postura, no equilíbrio, na saúde, no desenvolvimento físico, motor, psíquico, além de contribuir na sociabilidade e criatividade. “A dança muda a vida dessas pessoas, tanto que já vimos gente deixar de tomar remédios para depressão porque passaram a lidar melhor com os problemas e limitações. O mais importante é que eles aprendem a ter confiança em si mesmos e resgatam tarefas não terminadas no passado, seja por causa de medo ou por um sentimento de incapacidade”, explicou.
Além das aulas semanais, os participantes têm a oportunidade de praticar o que foi aprendido em sala nos bailinhos. “Nós organizamos os bailes não só para eles treinarem o que foi ensinado, mas para promover o convívio social, estimular novas amizades e proporcionar momentos de lazer para eles”, completou Maria Helena.
O Projeto Dançando na Rede recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
(Londrina, 31 de agosto de 2009)