Unidades de Saúde recebem certificação de qualidade
Reconhecimento é uma forma de envolver as equipes de saúde de atenção básica na busca pela excelência no atendimento

Seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina vão receber Selos de Qualidade do Programa de Tutoria na Atenção Básica, referentes a 2018. O reconhecimento é concedido pela Secretaria de Estado de Saúde, como resultado do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS). Para receber a certificação, as unidades devem cumprir uma série de ações que comprovem o compromisso de investir na melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas.
A solenidade de entrega será nesta sexta-feira (30), às 16h30, no auditório da Unopar Londrina – Unidade Piza, na Avenida Paris, 675. O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, entregarão a certificação. Também devem estar presentes autoridades e representantes de outros órgãos.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que a participação no programa reflete em qualidade no atendimento do serviço público de saúde, além de mais segurança ao paciente e às equipes. “As mudanças nos processos e estruturas elevam os padrões de atendimento e possibilitam a melhoria dos indicadores de saúde”, afirmou.
Os selos são divididos em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos. Duas unidades vão receber o Selo Prata: Jamile Dequech e Padovani, as quais já haviam conquistado o selo Bronze em 2017, e quatro receberão o Selo Bronze: Guanabara, Vila Ricardo, Itapoã e Guaravera. A UBS do Ouro Branco já é Selo Bronze desde 2014. Além dos profissionais que atuam nas UBSs, as unidades do Itapoã e do Padovani também contam com a residência multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O Selo Bronze tem como foco o gerenciamento dos riscos para segurança do paciente e da equipe e o Selo Prata ampliou os itens, visando o gerenciamento dos processos, agregando valor aos cidadãos. O processo de certificação das equipes é realizado por meio de avaliação rigorosa da Secretaria Estadual de Saúde, visando a gestão da qualidade da atenção e a coordenação das redes de atenção à saúde.
Mais de 100 itens de qualidade são avaliados, desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Além disso, por meio do programa de Tutoria, as regionais de saúde oferecem apoio técnico às unidades de saúde, para implementar modelos de atendimento que priorizem o cuidado integral aos usuários do sistema público de saúde.
O secretário Machado parabeniza todas as unidades que receberão a certificação, segundo ele de forma merecida pelo empenho, carinho e dedicação que tiveram durante todo este processo. “Não é uma tarefa fácil, pois são muitos indicadores que devem ser cumpridos e muitas alterações dentro do processo de trabalho, mas sempre visando o melhor para população. As unidades aceitaram este desafio e deram seu melhor”, destacou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9430.