Londrina recebe homenagem pela qualidade da gestão pública
Município obteve boa colocação em índice que analisa indicadores e variáveis em diversos setores, como saúde, educação, habitação e transparência

A Prefeitura de Londrina será homenageada pelo bom desempenho na gestão, de acordo com o Índice CFA de Governança Municipal (IGM), durante a abertura do Workshop de Gestão Pública, realizado pelo Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), nesta sexta-feira (30), às 19h30. O evento acontecerá no Edifício Palhano Square Garden, localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.055, na Gleba Fazenda Palhano.
O IGM é uma ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração que analisa o grau de governança nos municípios brasileiros, sustentando-se nos pilares de Gestão, Finanças e Desempenho. Londrina teve destaque na dimensão de Gestão entre os municípios do Paraná com nota 8, considerada muito boa, e no plano geral ocupa a 20ª colocação entre 155 cidades brasileiras que possuem o mesmo perfil, que é determinado pelo número de habitantes e pela renda per capta.
“A nota de Londrina está fora da curva, bem melhor que a de muitos municípios e, sem dúvidas, serve de espelho para outras prefeituras”, apontou o delegado do CRA-PR, Edson Miura. Ele também afirmou que o bom desempenho do município se dá, principalmente, pelo fato de Londrina contar com administradores concursados em seu quadro de funcionários públicos, atuando em cargos de gestão e direção.
Para a obtenção dos resultados do IGM são considerados diversos dados secundários das áreas de saúde, educação, violência, habitação, recursos humanos, transparência e gestão fiscal, que são provenientes de fontes como o IBGE, Datasus, INEP, PNUD, entre outras.
Segundo Miura, o que diferencia o índice de outros que também fazem medição de gestão pública é a prioridade dada a esses indicadores e variáveis. Além disso, o IGM serve de ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas, possibilitando que as gestões identifiquem onde deve melhorar e vejam o que foi feito em outras prefeituras.
O delegado também ressaltou a importância do bom desempenho do município para a população londrinense. “O que a sociedade espera do administrador hoje é uma gestão profissional onde se faça mais gastando menos, e essa otimização dos recursos só traz benefícios à sociedade”, finalizou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o delegado e conselheiro do Conselho Regional de Administração de Londrina, Edson Miura – telefone disponível no N.Com pelo 3372-4188.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com