Cidadão
Museu de Arte recebe exposição alemã “Arte com Sacolas”
Cerca de 30 obras do artista Thitz estarão disponíveis no local até o dia 26 de setembro; além disso, oficinas artísticas de produção serão promovidas

Segundo a diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, o evento tem como principal objetivo oportunizar aos interessados, em especial crianças e adolescentes carentes, a chance de conhecer a arte. “São obras conceituadas que trabalham a arte junto da educação, estimulando o gosto artístico dos participantes. Um projeto que consegue trabalhar, de maneira lúdica, a criatividade e concepção”, falou.
Sandra explicou que a exposição contará, inicialmente, com cerca de 30 obras de Thitz, mas que até o fim, mais trabalhos completarão o acervo do local. “Durante esse período serão realizadas oficinas artísticas para criação de artes com sacolas. Então, até o próximo dia 26, vamos ter novidades, e o legal é que serão produções de pessoas da nossa cidade”, explicou.
O horário de funcionamento do Museu de Arte de Londrina é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. Por ser o lançamento oficial da exposição “Arte com Sacolas”, neste sábado, as obras só poderão ser conferidas a partir das 10h. O museu fica localizado na rua Sergipe, n° 640, na antiga Estação Rodoviária.
Breve histórico
O artista alemão Thitz trabalhou durante 20 anos, com “embalagens”, tendo o material como seu objeto de estudo. Na Suécia, em 1989, realizou a mostra “Imagem Embalagem”. A partir de 1993, seguiu com o projeto pelo México e Guatemala.
As “embalagens” tiveram reconhecimento nacional a partir do ano 2000, em Goch (Alemanha), Grenchen (Suíça) e Feldkirch (Áustria), seguindo para Nova York, Miami, Grécia e agora no Brasil. Londrina, foi a cidade escolhida para receber as obras.
Thitz nasceu em Frankfurt, formou-se em Belas Artes em Stuttgart e seguiu para Barcelona para ampliar o conhecimento artístico.
(Londrina, 8 de setembro de 2009)