Cidadão

Divulgados os locais de votação para eleição do Conselho Tutelar

Serão disponibilizados 65 locais e 82 seções de votação; são 73 candidatos concorrendo a 25 vagas de titulares para o mandato de 2020 a 2024

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) publicou a convocação oficial para a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar. No dia 6 de outubro, das 8h às 17h, os eleitores de Londrina terão a oportunidade de votar para escolher os integrantes do órgão na gestão 2020-2024. A lista dos locais de votação, e seções correspondentes, está no Jornal Oficial do Município, edição 3.876, divulgado nesta quarta-feira (4). O Edital nº 24/2019 também inclui a relação de nomes e números de inscrição dos 75 candidatos habilitados para o pleito.

Ao todo, serão disponibilizados 65 locais para a eleição, abrangendo 82 seções em todas as regiões da cidade. O voto é facultativo e qualquer cidadão maior de 16 anos, eleitor no município, pode participar. Para isso, deve comparecer ao local de votação com seu título de eleitor e documento oficial de identidade com foto. Cada pessoa poderá votar em apenas um candidato.

A quantidade de seções para a eleição do Conselho Tutelar é menor em relação às eleições municipais, estaduais e gerais brasileiras. Por isso, os eleitores devem ficar atentos e seguir o que estabelece o edital de convocação, uma vez que o local de voto pode ser outro para esta ocasião.

A eleição definirá, de imediato, 25 conselheiros titulares. O restante dos candidatos formarão a lista de suplentes do Conselho Tutelar, conforme o resultado do pleito eleitoral. Para estarem aptos a disputar o cargo, antes os candidatos realizaram prova escrita e deviam ter cumprido pelo menos um ano de experiência na área de atendimento da criança e adolescente, entre outros critérios.

A atual presidente do CMDCA, Rejane Tavares Aragão, frisou a importância do período eleitoral para mobilizar a população a conhecer o trabalho do Conselho Tutelar e comparecer às urnas. “Este momento é essencial, pois os candidatos poderão conversar com a comunidade, divulgar como funciona o trabalho deste órgão, que auxilia e dá suporte a tantas crianças e adolescentes, e chamar o público para participar votando. Esperamos que os eleitores nos ajudem e fortaleçam a atuação do Conselho Tutelar de Londrina”, destacou.

Rejane também ressaltou que a eleição para conselheiros tutelares, no dia 6 de outubro, será promovida, pela primeira vez, de forma unificada em todo o território brasileiro. Para isso, houve alteração na legislação federal, por meio Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

A última eleição do Conselho Tutelar ocorreu em 2015. Londrina conta hoje com cinco sedes do Conselho Tutelar, nas regiões norte, sul, leste, oeste e central. Cada polo é formado por cinco conselheiros.

Outras informações podem ser obtidas com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), pelo telefone 3378-0028.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos