Cidadão

Idoso promove curso de informática e internet na UTFPR

Para ingressar nas próximas turmas, é preciso se inscrever com antecedência no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na próxima semana começam três novas turmas do curso de informática e internet para idosos. Os encontros serão realizados no Laboratório de Informática da universidade, com duas turmas às terças, manhã e tarde, e uma turma às quintas-feiras, pela manhã. As aulas ocorrem às 10h30 e 13h50, com uma hora e meia de duração. O campus Londrina da UTFPR está situado na Avenida dos Pioneiros, 3.131.

Devido à alta procura, todas as vagas para este semestre estão esgotadas. Pessoas com 60 anos de idade ou mais, e que queiram participar das próximas edições, podem entrar em contato com o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste, e ingressar na lista de espera. O CCI Leste fica na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz, telefone 3375-0307.

A gerente de Articulação Comunitária da SMI, Rosely Sonoda Gomes, explicou que o curso é exclusivo para pessoas com 60 anos de idade ou mais, e aborda noções básicas de informática e internet repassadas por monitores, que são estudantes de graduação da UTFPR. “Essa inclusão digital possibilita, além do acesso aos recursos tecnológicos, a socialização e comunicação destes idosos com seus amigos e familiares distantes”, afirmou.

No total, cada turma participa de doze encontros semanais, com uma média de quinze participantes por grupo. O projeto desenvolvido pela UTFPR é coordenado pela professora Edilaine Regina Pereira, do curso de Engenharia Ambiental.

Para Rosely, uma característica importante deste projeto é a convivência entre os estudantes da universidade e a comunidade. Durante o trabalho, cada um dos monitores fica responsável por um idoso, e o conteúdo abordado durante todas as aulas é definido de forma personalizada, conforme o interesse do aluno, e com base nos conhecimentos prévios que ele possui. “É muito interessante essa particularidade do curso, que é o convívio intergeracional entre os alunos e monitores. Os graduandos contribuem para o aprendizado do idoso, e o projeto para a formação do profissional. Temos recebido retorno muito positivo a cada turma encerrada, algo que reflete o sucesso desse acompanhamento personalizado e individual”, frisou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Articulação Comunitária da SMI, Rosely Sonoda Gomes, no 3375-0307; e com a UTFPR, no 3315-6145.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos