Cidade
Sine registra aumento de 50% nas oportunidades de emprego
Londrina aparece com a segunda maior cidade do Paraná na geração de vagas de emprego; O setor que mais cresceu foi o de serviços, que apresentou aumento de quase 100% em relação a agosto

Outros destaques ficaram por conta dos setores de indústria da transformação, com 269 novas oportunidades; e o de comércio, que apresentou, no mês de agosto, 236 novas vagas. “A recuperação dos postos de trabalho é o reflexo das políticas públicas federal, estadual e municipal de emprego, que funcionam de maneira integrada”, destacou a coordenadora do Sine em Londrina, Dóris Andrade da Cruz.
Segundo ela, os novos números constatados no município ajudaram com que o Paraná figurasse como o melhor estado empregador do Sul do país, com a geração de 14.437 novas vagas. Em nível nacional, o Estado só ficou atrás de São Paulo, com 77.983 oportunidades, de Pernambuco, com 18.990, e do Rio de Janeiro, que gerou 15.841 novas vagas de emprego. “Hoje, Londrina é a segunda cidade do Paraná que mais ofertou oportunidades. Isso mostra o resultado dos nossos esforços. É algo muito satisfatório”, comentou a coordenadora.
Conforme dados do Caged, o município só perde para Curitiba na geração de empregos no Estado. A capital paranaense lidera o ranking com 3.427 novas vagas. Logo após Londrina, que ocupa a segunda colocação, com 1.351 ofertas, aparecem Maringá, com 886 oportunidades, em terceiro; São José dos Pinhais, com 655 vagas, em quarto; e Araucária, com 529 novas ofertas de emprego, em quinto.
Na avaliação da coordenadora do Sine, a adesão às leis de diminuição de impostos, bem como os grandes investimentos em empresas privadas contribuem para alavancar a economia da cidade. “Os dados mostram que o município está recuperando as vagas perdidas com a crise econômica. Continuaremos nos esforçando para que estes números melhorem ainda mais”, finalizou Dóris.
(Londrina, 17 de setembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs