Cidadão

Economia Solidária recebe visitantes de outros municípios

O momento visa o intercâmbio de experiências entre os locais, bem como busca o fortalecimento da política pública nessa área


0f27eee2872565fec0876f05263c6d63O Centro Público de Economia Solidária de Londrina receberá diversas organizações amanhã (dia 18), das 9h às 12h, no próprio local, situado na esquina das avenidas Rio de Janeiro e Jucelino Kubitschek. A reunião tem dois assuntos em pauta, a organização da 1ª Feira Regional de Economia Solidária, a ser realizada no próximo ano em Londrina, e o mapeamento nacional de quantas experiências há de políticas públicas em Economia Solidária, juntamente com o número de empreendimentos realizados através deste programa no Brasil.
O encontro vai reunir os empreendimentos executados no local; a Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio dos projetos Prosol e Intes; a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR); a Universidade Estadual de Maringá (UEM), através do Fórum Paranaense de Economia Solidária da Unitrabalho; a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a organização da igreja católica Caritas; o Centro Cultural da Zona Norte; o Centro Esportivo do Conjunto Maria Cecília; as Secretarias Municipais do Ambiente e da Educação e representantes da Prefeitura de Paissandu.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Economia Solidária, Sandra Nishimura, o projeto regional para a realização da Feira foi aprovado, em âmbito nacional, pelo Instituto Marista de Solidariedade, organização responsável pelo desencadeamento dos processos de feiras em todo o Brasil. Sob o ponto de vista dela, o momento vai auxiliar na comercialização dos produtos desenvolvidos, na divulgação do programa, além de contribuir na formação dos trabalhadores envolvidos e no intercâmbio de experiências entre os diferentes empreendimentos.
Sobre o mapeamento da Economia Solidária, a coordenadora explicou que o procedimento está na segunda fase, no qual é feito o diagnóstico nacional do programa. “Nesta etapa temos a possibilidade concreta de conhecer os trabalhos desempenhados, as áreas de atuação, qual a localização destes e outros detalhes. Com esse processo será possível subsidiar a implantação de políticas públicas nesse âmbito em todos os lugares”, destacou.
O Programa Municipal de Economia Solidária é um trabalho intersetorial da Prefeitura de Londrina, que existe há quatro anos, e é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência, em parceria com o Provopar Londrina. O programa objetiva o apoio às iniciativas coletivas de trabalho e renda, organizadas com base nos princípios da economia solidária: cooperação, autogestão e solidariedade.

Visitações ao Centro
O Centro Público recebeu hoje (dia 17), um grupo de pessoas ligadas à Economia Solidária, de São José dos Pinhais. Conforme a coordenadora, a cidade ingressou na economia solidária somente neste ano, mas ainda não apresentam um centro de trabalho. “Como a meta deles é implantar um centro público lá também, através da visita eles vão poder conhecer o funcionamento e gestão do nosso. Além disso, a visitação proporciona a oportunidade de trocar experiências com gente de outras regiões, o que fortalece ainda mais a política pública nessa área”, enfatizou Sandra.
Ontem (dia 16), os alunos do 5º período de Comunicação Social – jornalismo, da Faculdade Cristo Rei da Faculdade Educacional de Cornélio Procópio (FACCREI-FACED) também estiveram no Centro Público de Economia Solidária de Londrina. Por meio de entrevistas, os estudantes desenvolveram uma atividade acadêmica para a disciplina de economia, em que puderam saber sobre o programa e o local. “É preciso levar a reflexão sobre essa temática da economia solidária. Compartilhar nosso conhecimento com outros municípios e academias é muito importante para a construção coletiva desse programa”, completou a coordenadora do Sandra Nishimura.
(Londrina, 17 de setembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos