Destaques

Comitiva do Japão visita a Prefeitura

Há mais de 25 anos, cidades de Nago e Londrina mantêm relação de coirmandade e parceria de intercâmbio estudantil

Representantes e jovens estudantes da Universidade Meio, da cidade de Nago, na província de Okinawa, Japão, estiveram na sede da Prefeitura de Londrina, nesta terça-feira (10), para uma visita de cortesia. O vice-prefeito do município, João Mendonça, recebeu a comitiva liderada pelo coordenador da instituição educacional de intercâmbio, o professor Junji Sumie.

Foto: Vivian Honorato

Nago e Londrina mantêm relação de coirmandade há 26 anos, com convênio firmado em 1993. Em 2019, estão sendo celebrados os 25 anos do convênio de mobilidade acadêmica entre a Universidade Meio e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A parceria entre as duas instituições permite que estudantes de Londrina vão até Okinawa para estudar a língua japonesa e ter acesso às bolsas que a universidade oferta em diferentes segmentos. Da mesma forma, intercambistas japoneses vêm anualmente para a cidade, onde aprendem português e outras disciplinas na UEL.

Junji Sumie está se aposentando de sua função na Universidade Meio e faz seus últimos trabalhos no projeto de mobilidade acadêmica entre as universidades. Ele será substituído por Atsushi Sugano, docente que vai assumir o cargo e que também compôs a comitiva que veio a Londrina.

Na visita, Sumie enalteceu a relação de irmandade mantida entre as duas cidades e agradeceu a hospitalidade, carinho e atenção dos londrinenses. O professor entregou a João Mendonça uma mensagem de agradecimento escrita pelo prefeito de Nago, Taketoyo Toguchi, a ser entregue para o prefeito Marcelo Belinati, que está em compromissos fora de Londrina. “Espero que os laços de irmandade e a boa relação entre as cidades sejam cada vez mais profundos e possam transpor a parte acadêmica e cultural, continuando por muito tempo. E desejo toda a prosperidade ao município de Londrina, que sempre foi acolhedor com o povo japonês”, disse.

Foto: Vivian Honorato

Mendonça retribuiu o presente entregando aos participantes do grupo japonês um guia informativo sobre a cidade de Londrina. “É uma grande honra para a nossa população conviver e ter a presença dos japoneses desde a fundação de Londrina. As famílias pioneiras do Japão vieram para cá para ajudar a construir não só a cidade, mas também constituíram famílias e colaboraram para formar a cultura do município em todos estes anos. Que a troca de aprendizados e o intercâmbio cultural permaneçam sempre com Nago e outras partes do Japão. Agradeço pelo carinho demonstrado e transmito um forte abraço do prefeito Marcelo Belinati a todos vocês”, afirmou.

O estudante Riku Muramatsu, 19, da Universidade Meio, está há seis meses em Londrina, onde realiza intercâmbio na UEL por meio do convênio. Ele contou, em claro português, que está aprendendo a língua e também estuda história da América do Sul, cultura brasileira e geografia. “Já consigo me comunicar bem com outros estudantes e demais colegas brasileiros. Adoro Londrina e a UEL, tenho aprendido muito por aqui e a relação com as pessoas é a melhor. Gosto dos estudantes e moradores da cidade, que é muito bela e possui vários pontos com natureza, que eu gosto muito”, disse ele, mencionando o Jardim Botânico como um dos espaços que gostou de conhecer. Muramatsu encerra, em janeiro de 2020, sua estadia na cidade e retornará a Nago.

Também participaram da visita o professor Munetaka Ganaha, que leciona pela  Universidade Meio em Lima, no Peru; a professora Estela Okabayashi, coordenadora do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) da UEL; os vereadores Eduardo Tominaga e Roberto Kanashiro; o coordenador geral do Londrina Matsuri, Luiz Shiroma; além do chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Tadeu Felismino, e do assessor para assuntos estratégicos, Luiz Figueira de Mello.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos