Cidadão

CMDPD realiza IV Conferência nesta sexta e sábado

O evento tem como objetivo avaliar e debater as políticas públicas para as pessoas com deficiência, visando a melhoria na prestação de serviços e na qualidade de vida desta parcela da população


O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Londrina promove, nesta sexta-feira e sábado (dias 2 e 3) a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência sob o tema “Acessibilidade e Inclusão: construindo a autonomia da pessoa com deficiência”. As discussões serão realizadas na Câmara de Vereadores de Londrina – rua Parigot de Souza, n° 145 -, das 18h às 22h, no primeiro dia, e das 8h às 16h30 no segundo.
O CMDPD já realizou, nos dias 11 e 12 deste mês, as Pré-Conferências, que serviram como etapa preparatória para o encontro. Contudo, o objetivo de ambas as realizações é o mesmo: avaliar e debater as políticas públicas para as pessoas com deficiência, bem como discutir ações de acessibilidade para o grupo. A novidade da IV Conferência fica por conta da eleição dos 24 novos membros titulares e suplentes, que assumirão as responsabilidades do Conselho pelo biênio 2009/2010. 
“É a oportunidade que as entidades, comunidade e conselho têm para discutir tudo que compete às pessoas com deficiência, permitindo, assim, que elas obtenham o direito de caminharem sozinhas”, destacou o presidente do CMDPD, José Carlos de Oliveira, sobre a importância dos eventos. Na avaliação dele, a participação de todos é fundamental nesse processo. “Precisamos do envolvimento de todos para que aquilo que está estabelecido no papel seja, de fato, colocado em prática.”
Oliveira contou que o resultado das Pré-Conferências foi satisfatório e atendeu as expectativas do Conselho. “A população compareceu e nos ajudou muito na aprovação das propostas das diretrizes pública, que servem para melhorar as condições de vida e atendimento da pessoa com deficiência, especialmente no que se refere a acessibilidade”, comentou. Agora, segundo ele, a média de público, que foi de 90 pessoas nas Pré-Conferências, deve aumentar. “Para essa última etapa, acredito que cerca de 200 pessoas devem comparecer”, opinou o presidente.
José Carlos de Oliveira acredita que os resultados das discussões terão reflexo direto sobre a qualidade de vida das pessoas com deficiência. “São ações que servem para mudar o olhar com relação aos cidadãos com deficiência. A sociedade tem que entender que as pessoas com deficiência têm capacidade como qualquer outro, e que só precisam de condições para isso”, afirmou.
As programações da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina são abertas a toda a comunidade londrinense, inclusive às pessoas dos distritos da cidade. Participarão das atividades 13 entidades que trabalham direta ou indiretamente com cidadãos com deficiência. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cmdpd@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone (43) 3372-4367, das 12h às 18h.
(Londrina, 30 de setembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos