Cidade

Alunos do David Dequech participam de atividade musical

Ação didática da Osuel vai permitir que 320 estudantes da instituição de ensino municipal aprimorem seus conhecimentos musicais; o trabalho ocorre amanhã, às 10h, no Teatro Ouro Verde


A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) completou 25 anos de existência em 2009. Durante este período, a Orquestra já desenvolveu diversos projetos artísticos e pedagógicos, além de cerca de 2 mil concertos. Neste contexto, visando retomar as ações didáticas, a equipe preparou uma programação pedagógica especial para alunos da rede municipal de ensino: a apresentação “Ensaios Abertos Osuel”.
O primeiro concerto didático vai trabalhar, amanhã (dia 7), das 10h às 11h, conceitos musicais com 320 crianças da Escola Municipal David Dequech. A atividade, que tem patrocínio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), será realizada no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, que fica na rua Maranhão, n° 85.
A exibição tem como objetivo permitir que os alunos conheçam as sonoridades dos instrumentos que constituem uma orquestra e o seu funcionamento, estimulando-os a aprender modalidades de repertórios musicais sinfônicos. A assessora técnico-pedagógica de História da Secretaria Municipal de Educação, Eva Okawati, acredita que o concerto é uma oportunidade para que as crianças tenham contato com os equipamentos musicais.
“O ensino da música é obrigatório nas escolas. Mas, geralmente, o professor só consegue trabalhar a parte mais teórica. Por isso, que a Secretaria Municipal de Educação possui vários projetos para permitir que os estudantes tenham acesso a essa parte mais prática e, com isso, aprimorem seus conhecimentos sobre música. Então, esta é uma chance para que os alunos tenham acesso a isso”, afirmou Eva.
De acordo com a assessora, outros estudantes das demais escolas municipais, que ainda não estão inseridos em outros projetos nesta área, provavelmente poderão participar das atividades da Osuel. “Esta é a apenas a primeira oportunidade que eles disponibilizaram. Após isso, vamos trabalhar para agendar outras instituições. É a democratização da música”, destacou.
(Londrina, 6 de outubro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos