Cidade

Começa a reconstrução da Avenida Francisco Gabriel Arruda

Os trabalhos incluem nova base e sistema de drenagem, troca da pavimentação asfáltica, ciclovia em toda avenida e sinalização

Teve início a obra que irá refazer a pavimentação e drenagem da Avenida Francisco Gabriel Arruda, desde a rotatória com a Avenida das Nações até o cruzamento com a Saul Elkind. Nesta segunda-feira (30), o prefeito Marcelo Belinati entregou a ordem de serviço, e acompanhou o início dos trabalhos no local. A obra, que inclui serviços de pavimentação, terraplenagem, drenagem, sinalização viária e instalação de ciclovia, conta com investimentos na ordem de R$5.103.270,27, oriundos do Programa Pró-Transporte mais contrapartida do Município.

Foto: Vivian Honorato

Em entrevista coletiva, o prefeito citou que a reconstrução integra um projeto de intervenções que começa na Avenida Saul Elkind e se prolonga até a Tiradentes, interligando as regiões norte e centro, e abrange também a Avenida Leste-Oeste, desde a Rodoviária até a Avenida Universo. “É uma grande obra, em etapas, que vai ser trocado todo o piso asfáltico da Francisco Gabriel Arruda, feita drenagem e ciclovia. Começa agora, neste trecho da Saul Elkind até o balão próximo da Rua Lindalva Silva Basseto. Também estamos encaminhando para licitação, nos próximos dias, a troca do pavimento asfáltico da Leste-Oeste, e que também contempla obras de drenagem urbana e ciclovia. São grandes obras de infraestrutura, que vêm melhorar a qualidade de vida das pessoas e a segurança, traz fluidez no trânsito, e são reivindicações antigas da nossa população”, destacou.

Marcelo lembrou que estão em fase de conclusão os projetos para a construção de um viaduto na Avenida Rio Branco com a Leste-Oeste. “É um conjunto de obras relativas ao Pró-Transporte. São adequações viárias que estarão acontecendo na cidade toda, e nesse momento com a troca do pavimento asfáltico. Estamos concluindo os projetos do viaduto da Rio Branco com a Leste-Oeste, demanda ainda uma autorização do governo federal, mas nosso desejo é que a gente possa contemplar, naquele entroncamento que tem o maior volume de veículos de Londrina, um viaduto para dar mais fluidez ao trânsito”, antecipou.

Foto: Vivian Honorato

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, citou quais os serviços que serão executados neste lote de intervenções na Avenida Francisco Gabriel Arruda. “Todo o sistema de drenagem será refeito, assim como a pista de pavimentação será trocada, principalmente nos locais onde temos os corredores de ônibus. Nos pontos de ônibus, serão construídas pistas de concreto armado, em uma faixa de aproximadamente 60 metros, para dar maior suporte ao ônibus articulado que vai circular por ali”, ressaltou.

O cronograma de trabalhos na Avenida Francisco Gabriel Arruda prevê, em cerca de duas semanas, a interdição de uma das pistas para a realização dos serviços. “Inicialmente, será bloqueada no sentido norte/centro, e a outra pista será convertida em mão dupla. E terminando uma pista, muda para a outra. Praticamente será desmanchada toda a pista, reconstruída a base para uma pavimentação nova, com ciclovia no canteiro, sinalização, ou seja, mais uma grande obra da administração do prefeito Marcelo Belinati”, antecipou Verçosa.

O prazo total estipulado em contrato para conclusão dos trabalhos é de 240 dias, cerca de oito meses. A empresa executora será a TCE Engenharia, vencedora da licitação na modalidade Concorrência Pública nº 0008/2019.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos