Cidadão
Comissão de Cultura dá início às avaliações de projetos
O grupo é responsável por decidir quais são os melhores projetos culturais independentes inscritos no edital de comemoração aos 75 anos de Londrina; os selecionados vão receber recursos do Promic
A Comissão de Análise de Projetos Culturais (CAPC) realiza, hoje (dia 15), a primeira reunião para avaliar os 40 projetos inscritos no edital de comemoração aos 75 anos de Londrina, aberto pela Secretaria Municipal de Cultura com o intuito promover atrações culturais, em diversos espaços da cidade, como no Anfiteatro do Zerão, Concha Acústica, Praça Tomi Nakagawa, teatros e outros. A festividade ocorre no dia 10 de dezembro, quando se comemora o aniversário do município.
Foram inscritos projetos independentes nas áreas de: artes de rua; artesanato; cultura integrada e popular; circo; dança; música; teatro; literatura; mídia; patrimônio cultural e natural. Os segmentos de artes gráficas, artes plásticas, cinema, fotografia, infra-estrutura cultural e videografia não receberam nenhum projeto. As inscrições terminaram no último dia 9.
A CAPC, formada por cinco representantes titulares e dois suplentes do setor cultural do município indicados pelo Conselho Municipal de Cultura, e também por dois membros titulares e um suplente do Poder Público, vai decidir quais são os melhores projetos, que merecem receber recursos do Programa de Incentivo à Cultura (Promic) para a execução dos mesmos. O resultado dos selecionados deve ser publicado, em novo edital, até o começo de novembro.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Leonardo Ramos, os proponentes selecionados trarão grandes espetáculos para comemorar os 75 anos da cidade. “É um momento muito importante e que merece atrações de grandeza. Por isso, os avaliadores da nossa comissão vão julgar todos, com critérios iguais, e optar pelos melhores. Londrina merece isso”, falou. Ainda, na avaliação dele, as ações permitem que os cidadãos desfrutem de uma ampla circulação cultural. “Vai ter atrações para todos os gostos”, comentou Ramos.
(Londrina, 15 de outubro de 2009)




