Cidadão

Prefeito decreta estado de emergência em Londrina

Medida tomada hoje vai permitir município atender mais rapidamente às pessoas e comunidades que estão em situação de calamidade em virtude das fortes chuvas
José Otávio
n.com@sercomtel.com.br 
1783bf829aa14248474bf55bbd89e824O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, decretou hoje (dia 15), estado de emergência para atender mais rapidamente as pessoas e comunidades que estão em situação de calamidade em virtude das fortes chuvas e ventos que abateram a cidade.
Conforme a Defesa Civil, Londrina tinha no momento da coletiva a imprensa, 40 famílias desabrigadas, 70 famílias desalojadas, 380 residências destelhadas, 55 postes caídos e mais de 200 árvores afetadas nas ruas. “Estamos atendendo uma solicitação da Defesa Civil para decretar o estado de emergência”, disse Barbosa. Desalojado é a pessoa que perdeu a casa e pode ir para algum local como casa de família. Desabrigado é o cidadão que perdeu a casa e não tem local para ir.
De acordo com o prefeito, 95% dos estragos provocados pela chuva foram na região norte da cidade. “Agimos rapidamente. O Provopar, o Tiro de Guerra, as secretarias todas atenderam nosso apelo. Antes da 7h da manhã, nós já estávamos aqui. Então nós tivemos que adotar esta medida”, declarou.
Ele relatou que passou no período da manhã, pela ocupação do Nossa Senhora Aparecida, que fica ao lado do jardim São Jorge.”Quase todos os barracos do Nossa Senhora foram afetados. Estivemos no posto de saúde do Parigot de Souza, com chuva dentro, interrupção de energia”, comentou mostrando fotos da visita feita na manhã.
“Com o estado de emergência nós podemos adentrar em locais particulares para fazer o resgate e prestar socorro. Nós podemos receber recursos do governo do Estado e do governo Federal. Falei com o chefe do governador, com o ministério das Cidades. Tomamos todas as providências”, alertou o prefeito. Outra vantagem é a possibilidade da Prefeitura efetuar compras mais rapidamente. “É uma precaução”, garantiu Barbosa.  
“Os números ainda podem aumentar. Estamos cadastrando os atingidos na ocupação do Nossa Senhora Aparecida”, disse o tenente coronel do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina, Jorge Luiz. “Como temos previsão de chuva até o final de semana, os serviços vão se prolongar”, afirmou.
Participaram da coletiva à imprensa, o secretário de Governo, José do Carmo Garcia; o presidente da Defesa Civil em Londrina, João Verçosa. A última vez que o município decretou estado de emergência foi em 1997, devido ao tempo seco. Os interessados em doar alimentos, roupas, colchões, cobertores, material de construção devem encaminhar para a Cohab. Informações pelo 3315-2203.
(Londrina, 15 de outubro de 2009)
Foto:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos