Cidadão

Conferência de Saúde aprova mais de 350 propostas

O número atendeu a quase toda a demanda apresentada pelos participantes no encontro; as propostas aprovadas vão compor o Plano Municipal de Saúde, que determina as diretrizes na prestação de serviço público na área


19debefd373623dd8bdfa1daa72bd7e7A 11ª Conferência Municipal de Saúde reuniu, durante os três dias de atividades, 290 pessoas, sendo 135 delegados usuários, 52 trabalhadores, 35 gestores, 42 prestadores e mais 26 cidadãos como observadores. O encontro teve como principal objetivo traçar propostas de políticas públicas para melhorar a qualidade da prestação de serviços da rede municipal de saúde.
Além disso, o evento também serviu para formar o novo Conselho Municipal de Saúde e para indicar propostas para a Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada nos dias 18 e 19 de dezembro deste ano. Para o conselho, foram eleitos 24 representantes titulares e 24 suplentes.
De acordo com o presidente da comissão organizadora da 11ª Conferência Municipal de Saúde, Joel Tadeu Corrêa, a participação da comunidade foi muito positiva. “Foi um sucesso, pois atingimos quase 100% da nossa meta que era de 350 representantes dos segmentos de usuários, prestadores de serviços, gestores trabalhadores, entre outros”, falou.
Corrêa relatou que durantes os três dias de audiência foram feitas 396 propostas, sendo que mais de 350 foram aprovadas para comporem o Plano Municipal de Saúde. “Muitas das propostas se integraram em uma só. Então, quase todas as reivindicações foram encaminhadas. Deste montante, mais de dez serão direcionadas para a Conferência Estadual”, comentou.
O tema central das discussões da 11ª Conferência Municipal de Saúde foi “Ao SUS o que é do SUS: resgatando o ideário da Reforma Sanitária”. Os debates foram realizados, de sexta (dia 16) até ontem (dia 18), no auditório da Faculdade Integrada Inesul. O prefeito de Londrina Barbosa Neto, participou  da solenicdade de abertura da conferência.
(Londrina, 19 de outubro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos