Cidadão
“Viver em Londrina é bom demais” atendeu 120 idosos
Esta edição abrangeu o Jardim Maracanã, João Turquino e Jardim Olímpico; chuva atrapalhou, mas não impediu o atendimento ao público
Mesmo com a chuva, a Prefeitura de Londrina conseguiu realizar, no último sábado, dia 17, o 3º mutirão de serviços “Viver em Londrina é bom demais”, que atendeu a comunidade dos jardins Maracanã, João Turquino e Olímpico, na região oeste. As atividades começaram às 8h e prosseguiram até 13 horas na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, localizada na rua Ginástica Olímpica, 341 esquina com Av. Maratona.O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, visitou o local e percorreu a escola com o diretor José Aparecido da Silva. “O mutirão é um exercício de cidadania, é a administração municipal junto à sociedade civil atuando em benefício da comunidade”, enfatizou o prefeito.
Com o mau tempo a programação teve como ponto alto o atendimento médico feito aos idosos cadastrados nas unidades básicas de saúde da região. Foram 120 pessoas atendidas nos serviços de clínica médica; ginecologia; otorrinolaringologia, por meio do Hospital Otocentro; cardiologia, com o Centro de Doenças do Coração; ultrassonografia, por meio da Ultramed e foram feitos exames de colesterol e glicose, pelo laboratório Cetel. Entre os médicos que participaram como voluntários estavam presentes Issamu Onishi e Luiz Carlos Miguita. Também participaram as enfermeiras e técnicas de enfermagem voluntárias da Santa Casa de Londrina Mater-Dei Admirabilis.
A população que compareceu pode também cortar o cabelo e receber hidratação facial. O escritório de Shiroko Numata disponibilizou advogados para orientação à população nas áreas trabalhista, previdenciária e famílias. O Tiro de Guerra auxiliou no mutirão com a presença de oito soldados que ajudaram na triagem e atendimento aos idosos.
O ônibus odontológico da Associação Galvão Bueno esteve presente com auxílio de
dentistas da Rede Municipal de Saúde, que fizeram triagem de serviços necessários para serem realizados posteriormente, como próteses e cirurgias dentárias, além de promoverem pequenos serviços e atendimento no local. Profissionais do Sesc fizeram orientação sobre nutrição e higiene pessoal. Teve também o Escovódromo, com distribuição de escovas de dente e orientação para as crianças.A administração pública esteve no local, por meio das secretarias e autarquias. Um dos serviços procurados, mesmo com a chuva, foi o atendimento da Agência do Trabalhador, Sine Londrina, que orientou e tirou dúvidas da população.
(Londrina, 19 de outubro de 2009)
Fotos:Luiz Jacobs




