Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana
Entre os dias 14 e 20 de outubro foram 137 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 14 e 20 de outubro. Ao todo foram 137 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 45 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 26 registros. Ocorrências de perturbação do sossego e ordem pública somaram 16 registros. Crimes ambientais foram 12 constatações.
Ocorrências de violência doméstica e da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 11 atendimentos. Animais de grande porte na via tiveram 7 ocorrências. Demais ocorrências e atendimentos somaram 20 registros. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo foram 269 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.
Ocorrências de maior vulto – No final da manhã de terça-feira (15) uma equipe da Guarda Municipal foi chamada para atender uma ocorrência de assédio sexual no interior de um próprio público. Um homem foi encaminhado à delegacia suspeito de ter assediado uma criança de 5 anos. A ação foi flagrada pela mãe que imediatamente pediu o apoio da guarda.
Uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) da Guarda Municipal, em patrulhamento pelas imediações da rodoviária de Londrina, abordou um homem em atitude suspeita. Após checagem no sistema foi constatado que ele tinha um mandado de prisão em aberto por embriaguez ao volante. Diante do fato ele foi encaminhado à delegacia de plantão e apresentado à autoridade policial.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.
Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social




