Cidadão

Programa Mais Alfabetização recebe 128 inscritos

Assistentes auxiliarão os educadores nas unidades escolares da região sul de Londrina; este processo é o segundo realizado neste ano pela SME

Encerraram ontem (22), as inscrições do segundo chamamento de 2019 para o Programa Mais Alfabetização, do governo federal. Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SME) recebeu 128 inscrições de profissionais e estudantes, na área da educação, interessados em atuar como assistentes nas escolas da região sul.

De acordo com a gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana H. Biason, este chamamento vem complementar o primeiro realizado em junho deste ano, que preencheu 40 vagas, nas cinco regiões do Município. Com o primeiro foi possível formar um cadastro reserva com 87 pessoas, o que somou 127 interessados em atuar como assistentes.

Porém, neste ano, com as mudanças governamentais na esfera federal, houve um pequeno atraso no chamamento daqueles que estavam em cadastro reserva. Por isso, quando convocados os reservistas, muitos já haviam assumido outros compromissos profissionais, o que gerou vagas em vacância.

Agora, os inscritos, neste segundo chamamento, atuarão apenas nas escolas municipais da zona sul e, segundo a gerente da área houve uma procura surpreendente, em que 128 pessoas se inscreveram. “O número de inscritos realmente nos surpreendeu, porque foi maior do que o realizado para a cidade inteira, sendo que desta vez foi um processo para o preenchimento das vagas remanescentes e das em vacância nas unidades da região sul”, explicou Adriana.

Ao todo, 11 unidades escolares da região sul receberão os novos assistentes, sendo que cada uma delas pôde requerer profissionais para até quatro turmas. Os assistentes vão atuar nos períodos matutino e vespertino, sendo que cada turma receberá um assistente, com carga horária de 5 horas semanais.

Cada assistente poderá trabalhar até 20 horas semanais, podendo atuar em uma ou mais escola. Para isso, o governo paga um montante como ajuda de custo, para transporte e alimentação, no valor de R$ 150,00 mensais por turma assumida, podendo chegar até a R$ 600,00 por mês. Caso a pessoa continue no programa por mais um ano, e se adapte ao programa federal, a Secretaria Municipal de Educação permite que ele assuma até oito turmas.

Para participar era preciso ter mais de 18 anos e ter completado o magistério. Aqueles que concluíram o curso de Pedagogia ou Licenciatura na área de Educação ou que ainda estavam cursando uma dessas graduações também puderam se inscrever.

Sobre o programa – Por meio do programa, criado pelo Ministério da Educação (MEC), o governo federal espera fortalecer e apoiar as escolas públicas municipais no processo de alfabetização dos alunos matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Isso porque, leva-se em consideração que os alunos aprendem em ritmos e tempos diferentes e, por vezes, necessitam de acompanhamento especial para conseguirem superar os desafios da aprendizagem.

Além disso, de acordo com as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ação pedagógica deve ser focalizada nos dois primeiros anos do ensino fundamental, para garantir que os alunos se apropriem do sistema de alfabetização e consigam desenvolver outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. O Programa Mais Alfabetização segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e está regulamentado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018.

Outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, pelo 3375-0022 e com a gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana H. Biason, pelo 3375-0100.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos