Alunos da rede pública de ensino realizam Prova Brasil
Testes de língua portuguesa e matemática serão aplicados em 87 escolas municipais de segunda a sexta-feira da próxima semana

A partir de segunda-feira (28), todos os 5.446 alunos matriculados nos 5º anos da rede municipal de ensino de Londrina farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), conhecida como Prova Brasil. Os aplicadores serão os profissionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que farão os testes até o dia 1º de novembro.
Alunos de 87 escolas municipais de Londrina serão avaliados quanto aos níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa, com ênfase em leitura e em Matemática, focalizando na resolução de problemas. Serão dois blocos de cada matéria, contendo em cada um deles 11 questões e somando, ao todo, 44 perguntas a serem respondidas.
As notas obtidas no exame unidas aos dados sobre aprovação, reprovação e abandono escolar resultam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No último levantamento, o Município subiu 4 décimos no IDEB, alcançando a nota de 6.8. Isso fez com que Londrina ficasse à frente da média nacional brasileira, que foi de 5.8 e da média paranaense que registrou 6.3 pontos.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, isso demonstra uma junção de esforços que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando, principalmente, por meio da formação continuada dos professores e de investimentos na reestruturação das unidades escolares, readequação ao Plano de Segurança dos Bombeiros e na aquisição de novos equipamentos para as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
“A SAEB é o principal instrumento de avaliação da qualidade do ensino no Brasil e é realizado a cada dois anos. Ela serve como uma régua para nós da educação. Por isso, é tão importante que os pais orientem seus filhos a irem para aula e a fazerem a prova na semana que vem. Assim, com as informações obtidas ali podemos melhorar a aprendizagem dos estudantes”, disse Maria Tereza.
Para ajudar as unidades escolares a buscarem melhorar cada vez mais a metodologia de ensino e aprendizagem dos alunos, este ano, o Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE) realizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Durante os três bimestres deste ano letivo, o NRE aplicou simulados nas escolas municipais e, cerca de uma semana depois dos testes, encaminharam para cada unidade escolar os resultados obtidos pelos estudantes.
Dessa maneira, os professores conseguiram trabalhar mais onde havia maior deficiência na aprendizagem das crianças. “Fizemos uma parceria muito importante com o Núcleo Regional de Educação, através da aplicação de simulados. Com os resultados desses testes, semelhantes à Prova Brasil, professores, supervisores e diretores perceberam onde as crianças estavam acertando e errando mais, para investir mais nesses pontos”, explicou a gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana H. Biason.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, pelo 3375-0022.