Cidadão

Escolas municipais da região sul recebem novos assistentes de educação

Profissionais estão atuando em turmas de 1º e 2º ano, em cinco unidades escolares

Com o objetivo de fortalecer o processo de alfabetização dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação (SME) convocou 10 novos assistentes que se inscreveram no segundo chamamento de 2019 para o Programa Mais Alfabetização, do governo federal. As vagas preenchidas são remanescentes do cadastro de reserva do primeiro chamamento, realizado em junho deste ano.

Os auxiliares foram encaminhados para as escolas municipais Dr. Joaquim Vicente de Castro, Irene Aparecida da Silva, Professor Joaquim Pereira Mendes, Professora Tereza Canhadas Bertan e Zumbi dos Palmares, todas localizadas na zona sul de Londrina. Eles estão atuando nas turmas de 1º e 2º ano, no período matutino e vespertino.

Segundo a gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana H. Biason, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que as crianças devem desenvolver habilidades de leitura e escrita nos dois primeiros anos do ensino fundamental. “Esse período inicial deve ser focado no processo de alfabetização e a atuação dos auxiliares contribui para esse processo. Por isso, o município dá uma grande importância a essa política e se esforça para incentivar as unidades escolares a aderirem ao programa”, afirmou Adriana.

A gerente explicou, ainda, que a função do assistente em sala de aula consiste em auxiliar o trabalho pedagógico desenvolvido com os estudantes, podendo realizar a correção de trabalhos, ajudar as crianças com a leitura, distribuir materiais, dar apoio a alunos que tenham alguma dificuldade na aprendizagem, entre outras ações, desde que sejam feitas sob orientação do professor responsável pela turma.

Sobre o trabalho – O Programa Mais Alfabetização, criado pelo Ministério da Educação (MEC), segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e está regulamentado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana H. Biason, no telefone 3375-0100.

Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos