Cidadão

Servidores da Saúde recebem oficina sobre Cuidados Paliativos

O objetivo da atividade é sensibilizar servidores que farão parte da equipe de Cuidados Paliativos do Município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTES), está promovendo, entre ontem, terça (29),  e hoje, quarta-feira (30), duas oficinas com o tema “Sensibilização em Cuidados Paliativos na Atenção Básica”, no auditório da UniCesumar Londrina, na Avenida Santa Mônica, 450.

O objetivo da atividade é sensibilizar servidores da saúde, que farão parte da Equipe de Cuidados Paliativos do Município, por meio de um conteúdo introdutório sobre os seguintes temas: Definições e Princípios do Cuidado Paliativo; Aplicações do Cuidado Paliativo na Atenção Básica; Dinâmica Familiar em Cuidados Paliativos Domiciliares; e Identificação de Pacientes Elegíveis para Cuidados Paliativos.

De acordo com o Hospital de Câncer de Barretos, cuidados paliativos são cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura, visando uma melhor qualidade de vida através da prevenção e alivio do sofrimento imposto pela doença.

A oficina de terça ocorreu das 8h às 12h, enquanto a desta quarta-feira, começou às 13h e prossegue até 17h. Para participar, os servidores foram indicados pela Autarquia Municipal de Saúde. Os palestrantes das atividades são os doutores, Marcos Lapa, do Instituto do Câncer de Londrina (ICL), e Fernando Cesar Iwamoto Marcucci, do Hospital Dr Anisio Figueiredo (HZN).

“O propósito é sensibilizar. A oficina pretende ampliar o acesso aos cuidados paliativos do município, propondo a melhora no atendimento de pacientes com doenças crônicas. É um curso introdutório para provocar discussão em relação ao atendimento”, contou a fisioterapeuta da DGTES e organizadora da oficina, Silvana Salla Krusch.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a organizadora da oficina, Silvana Salla Krusch, através do telefone (43) 3372-9812.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos