Cidadão
Calma promove 7º Simpósio de Aleitamento Materno
O encontro tem como objetivo discutir com profissionais e estudantes da área de saúde questões referentes à promoção, proteção e apoio do aleitamento materno; inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (dia 15)
Discutir com os profissionais de saúde, bem como com estudantes de cursos da área da saúde, questões pertinentes à promoção, proteção e ao apoio do aleitamento materno. Este é o objetivo do 7° Simpósio de Aleitamento Materno, que será realizado, no dia 19, das 8h às 17h, no Shopping Com Tour, localizado na avenida Tiradentes, n° 1.241. Sob o tema “Aleitamento Materno em situações de emergência”, serão realizadas palestras e uma mesa redonda para debater o tema.
De acordo com a coordenadora do Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), Lilian Poli de Castro, que é responsável pela organização do simpósio, as inscrições para o encontro podem ser feitas até segunda-feira (dia 15), pelo site www.londrina.pr.gov.br/saude/aleitamento. “Vale lembrar que as inscrições para os profissionais de instituições que integram o Calma devem realizar o procedimento com o representante de suas instituições no próprio Comitê”, disse.
Lilian enalteceu a importância das atividades para a melhoria da prestação de serviços de saúde na cidade. “Queremos orientar os nossos funcionários, para que eles saibam orientar e atender de maneira correta as mulheres, deixando que a prática do aleitamento seja segura e também prazerosa. Isso tudo é fundamental nas vidas das mães e dos próprios filhos. Então, temos que dar esse suporte adequadamente”, analisou.
A coordenadora ainda falou um pouco sobre as vantagens da prática do aleitamento materno, em especial nos seis primeiros meses. “Nessa etapa, a criança só deve ser alimentada com o leite da mãe. Contundo, é importante destacar que a amamentação não tem um tempo limite, depende da necessidade do filho. Após o primeiro semestre, a prática deve continuar sendo realizada, mas com o reforço alimentar por outros nutrimentos”, finalizou.
Programação
8h às 8h30 – Recepção e Acolhimento pelo “Plantão Sorriso”
8h30 às 9h – Abertura e Lançamento do cartão telefônico da Sercomtel alusivo ao tema
9h às 11h – Mesa Redonda com os temas: “Como assisto uma mulher que está amamentando?” / “As mulheres estão amamentando?” / “Como prevenir e tratar os traumas mamilares”. Palestras com as enfermeiras Edilaine Giovanini Rossetto, Sarah Nancy D. H. de Souza, Lianne Namie.
11h às 12h – Palestra “Alergia ao leite de vaca” com o médico Alfredo Zepeda Wills.
14h às 15h15 – Palestra “Aleitamento em situações de emergência” com a enfermeira Andreza Dayer D. Sentone
15h45 às 16h45 – Palestra “Norma brasileira para comercialização de alimentos para lactentes e crianças da primeira infância, bicos, chupetas e mamadeiras (NBCAL). Como colocar em prática?” com a enfermeira Márcia Benevenuto.
(Londrina, 10 de novembro de 2009)