Cidadão
Comissão participa de reunião para implantação da Vara Maria da Penha
A conversa foi com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná,o desembargador, Carlos Augusto Hoffman; grupo entregou o Relatório do Processo de Mobilização, que reuniu 13.800 assinaturas
A Comissão de Mobilização pela Implantação da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Vara Maria da Penha), participou, ontem , dia 09, de uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná,o desembargador, Carlos Augusto Hoffman, para discutir a implantação da Vara Maria da Penha no Município de Londrina. Na reunião, a Comissão entregou o Relatório do Processo de Mobilização, que reuniu 13.800 assinaturas em prol da implantação da Vara Especializada. A reunião foi no Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba.
O desembargador expôs à Comissão as dificuldades enfrentadas pela Instituição, sobretudo em relação a recursos humanos. No entanto, acenou com a possibilidade de implantação do serviço. Para isto, designou a desembargadora Rosana Fachin para realizar, juntamente com a Comarca de Londrina, um estudo de viabilidade da implantação imediata da Vara Maria da Penha em Londrina.
A Comissão avaliou de forma positiva o encontro, considerando a receptividade do desembargador e a agilidade no encaminhamento do processo, com a designação desembargadora. Porém, reconhecem que a implantação vai depender também do empenho e integração dos parceiros locais.
Participaram da reunião, os membros da comissão: a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Ana Maria Arenghi; a Coordenadora da Região Metropolitana de Londrina (COMEL), Elza Correia ; a representante do Grupo Nós do Poder Rosa, Francisca Ventura; a vereadora de Londrina, Lenir Cândida de Assis; a líder comunitária feminina e vice-presidente do CMDM, Rosalina Batista; a secretária Mulher em Londrina, Sueli Galhardi; a integrante da Comissão da Mulher Advogada de Londrina (OAB), Regina Célia Pezzuto Rufino.
(Londrina, 10 de novembro de 2009)