Prefeitura inicia reforço de rede de galerias pluviais
Obra está sendo executada no Jardim Alto da Colina, com previsão de término dos serviços em 180 dias

Teve início, nesta semana, a execução de reforço de galerias de águas pluviais no Jardim Alto da Colina. A obra, com 870 metros de extensão, percorre a marginal da PR-445, a Avenida Ernani Lacerda de Athayde, as ruas Alfazema, João Huss e Toshio Imai, e finaliza no córrego Colina Verde. Com essa obra, a expectativa é complementar a rede de galerias pluviais já existente na área, adequando a capacidade de captação.

Os serviços estão sendo executados pela Kapa Construções, contratada pela Prefeitura de Londrina mediante o processo licitatório de Concorrência Pública nº 14/2019. Com investimentos na ordem de R$ 710.000,00, oriundos do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Desenvolvimento Sustentável, a obra tem prazo de conclusão previsto em até 180 dias.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, este reforço da rede de galerias pluviais vai suprir uma deficiência de captação, que atualmente ocorre nesta região. “Houve um aumento considerável de residências ali, ou seja, diminuiu a permeabilidade do solo, o que impacta diretamente no volume de água que vai para as galerias”, detalhou.

Com o complemento das galerias pluviais existentes, a expectativa é evitar pontos de alagamentos, ou que a água das chuvas adentre nas residências. “Quando chove, a água que a rede não comporta acaba afetando os imóveis e causando danos, prejudicando diretamente os moradores, principalmente no entroncamento da João Huss com a Alfazema. A nova rede vai contar com 1,2 metro de diâmetro, para suprir esse volume”, contou Verçosa.
O projeto da obra inclui a instalação de dissipador, bocas de lobo, poços de queda e poços de visita, assentamento de tubulação, aterro, construção de calçada, meio fio, reposição asfáltica, entre outros serviços.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, pelo 3372-4197.