Cidadão

Saúde prepara ações para o “Dia D Londrina Contra Dengue”

Serão realizadas diversas atividades para buscar o controle do crescimento de mosquitos no período do ano em que mais se desenvolvem; o trabalho atenderá as cinco regiões da cidade, mas foca na zona leste e central, onde há maior incidência


Um dia para desenvolver ações de conscientização, realizar pesquisas e operar na eliminação de focos, com o intuito de buscar o controle do crescimento de mosquitos e evitar que haja uma epidemia no município. Estas são as metas das atividades do “Dia D Londrina Contra a Dengue”, que serão realizadas de forma intersetorial na próxima sexta-feira (dia 27).
O lançamento oficial da iniciativa está marcado para as 8h30, na Escola Municipal Carlos Kraemer, onde os alunos farão uma apresentação educativa sobre a dengue para as autoridades, comunidade e demais convidados, dentre eles o prefeito de Londrina, Barbosa Neto. A instituição fica localizada na rua Tremembés, n° 761, paralela a rua Ceará.
Após a solenidade de abertura, a iniciativa prossegue com as ações de: visitas domiciliares; aplicações de inseticida com bombas motorizadas (FUMACE); distribuição de panfletos em supermercados e demais pontos com grande fluxo de pessoas; visitas a pontos estratégicos para definir um responsável por cuidar do local; inspeção de cemitérios; pesquisa de focos em fundos de vale; e distribuição de panfletos educativos em missas, cultos e outros.
“Faremos mais de 20 mil visitas nas casas para orientar sobre os cuidados da dengue, bem como aplicaremos inseticida nos bairros da Fraternidade e jardim Castelo, onde há a maior concentração de focos do mosquito. Além disso, vamos à cerca de 90 pontos, como borracharias e ferros-velhos, onde há objetos propícios para o desenvolvimento do mosquito, para deixar uma pessoa responsável para cuidar do problema” relatou o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Elson Belisário.
Segundo ele, o trabalho de verificação e eliminação dos acúmulos de água em vasos nos cemitérios, bem como a coleta de amostras em fundos de vales e divulgação em outros locais também serão fundamentais no combate conta a dengue. “São iniciativas que, juntas, são muito importantes para controlar o crescimento da população de mosquitos nesse período mais crítico do ano, devido às altas temperaturas e chuvas constantes”, informou o coordenador.
Estão envolvidas nas mobilizações do “Dia D Londrina Contra a Dengue”: as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Obras; Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf); 17ª Regional de Saúde; Sesc Londrina; Conselho de Pastores; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); conselheiros de saúde; presidentes de bairros; voluntários; entre outros.
(Londrina, 20 de novembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos