Destaques

Comunidade do João Paz recebe Unidade de Saúde reformada

Prefeitura entrega 14ª unidade de saúde reformada desde 2017; outras seis UBSs prosseguem em reforma, além do PAI e da Maternidade Municipal

Na manhã desta terça-feira (19), a população do Conjunto João Paz, região norte de Londrina, recebeu o prefeito Marcelo Belinati e sua equipe com muita alegria. Isso porque, foi reaberta a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcia Andreoni Der Bedrossian, que fica na Rua Francisco Marques de Oliveira, 800.

Foto: Vivian Honorato

O espaço passou por uma ampla reforma, que incluiu a troca de todo o piso da unidade. Pois, com o passar dos anos, o antigo estragou, além de ter sido considerado em desacordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Agora, todo o espaço está mais claro, com piso adequado de cerâmica. Além disso, os pacientes que usam o local perceberam também que o ambiente ficou mais acochegante e fresco, pois foram instalados equipamentos de ar condicionado.

Foto: Vivian Honorato

Os 215,29 metros quadrados de área construída receberam uma pintura clara, moderna e com identificação nas salas de atendimento para facilitar o acesso de todos. Outros serviços como a parte hidráulica e elétrica também foram feitos, o que  garante mais segurança aos trabalhadores da saúde e à população ali atendida.

Os banheiros também foram adaptados para darem mais acessibilidade; já a recepção, os vestiários, o abrigo de resíduos e a farmácia também receberam melhorias. Houve a revisão e a recuperação das esquadrias metálicas, a substituição de vidros velhos, com trincas ou quebrados, a adequação de rufos, das calhas e do telhado. A área externa da Unidade Básica de Saúde também recebeu atenção durante as obras. Foram feitas novas calçadas, com piso tátil especial para as pessoas deficientes, rampas de acesso à unidade e árvores no entorno.

Esta é a 14ª Unidade de Saúde a ser reformada em Londrina desde 2017. Segundo o prefeito, a ação faz parte do Programa de Reestruturação da Saúde Pública de Londrina. Nas próximas semanas, a intenção do Município é entregar a reforma de outras três Unidades Básicas localizadas na zona rural, que são as UBS dos distritos da Warta, Lerroville e Paiquerê.

Foto: Vivian Honorato

“E, no próximo lote, virão reformas em mais 20 unidades de saúde. Não é só a reforma do posto de saúde em si, mas é a troca de móveis, a contratação de profissionais, reestruturação do atendimento, a revitalização do entorno, instalação de parquinho infantil ao lado, recape asfáltico em todo entorno, iluminação de LED. Isso devolve um espaço para a comunidade aproveitar com lazer, prática de atividade física e bem-estar”, disse Marcelo.

Foto: Vivian Honorato

A obra custou R$ 205.286,11 e o serviço foi executado pela Construpais Construtora, vencedora do processo licitatório. A unidade foi inaugurada em 1980 e há cerca de 20 anos não recebia melhorias. “Fizemos diversas ações, como a readequação do piso e dos ambientes, substituição de mobiliários e instalação de novos equipamentos. É uma unidade que desde 1999 não passava por reformas e não teve o olhar do poder público. Então, apresentava várias necessidades importantes e todas foram corrigidas, dando condições de trabalho aos servidores e de atendimento aos pacientes que buscam a UBS”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Foto: Vivian Honorato

De acordo com a coordenadora da unidade, Fernanda Jorge Giovine, em torno de 15 mil pessoas serão beneficiadas com a obra, visto que a unidade atende diversos bairros da zona norte, como Jardins Itaparica e Quadra Norte, Conjuntos Habitacionais João Paz, José Belinati, Semíramis 1 e Semíramis 2(CH Nubar Bogossian). “A unidade ficou de primeira qualidade. O servidor que trabalha em uma unidade nova e bonita, trabalha com mais prazer, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) agora têm um espaço para eles dentro da UBS, fizemos salas de acolhimento, pós-consultas, há quatro consultórios médicos, colocamos um escovódromo na Odonto. Para a população ficou muito melhor”, ressaltou a coordenadora.

Na UBS do João Paz, a população encontra vários atendimentos em saúde. Entre eles há: consultas médicas e odontológicas; vacinação; serviços de enfermagem; atendimentos da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf); acolhimentos com classificação de risco; puericultura; acompanhamento de pré-natal; exames preventivos ao câncer de colo de útero; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites; visita domiciliar, além de grupos de saúde voltados para a comunidade.

Esta é a 14ª unidade de saúde entregue reformada, desde 2017, quando iniciou esta gestão. Já passaram por reforma e foram entregues as unidade: Panissa, Maria Cecília, Pind, Selva, Jardim do Sol, Casoni, Alvorada, Centro Social Urbano (CSU), Carnascialli, Piza, Ernani Moura Lima, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Outras seis UBSs prosseguem em reforma: da Warta, Paiquerê, Lerroville, Ideal, Santa Rita e Maravilha, além do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

A reforma das unidades, faz parte de um grande Programa de Restruturação da Saúde Pública Municipal, que contempla também a troca de equipamentos e mobiliários, reforma do PAI e da Maternidade Municipal, além da construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER), para atender pessoas com deficiência; implantação do Prontuário Eletrônico, do Cartão Saúde Cidadão, Contratação de Médicos, a criação do Centro de Referência em Atendimento a Pediatria e Ginecologia.

Foto: Vivian Honorato

Melhorias na região – Além da reforma da Unidade Básica de Saúde, a Prefeitura de Londrina uniu forças com várias secretarias municipais, suas autarquias e fundações para recuperar as ruas do bairro. A Sercomtel Iluminação, por exemplo, instalou 22 luminárias de LED nas proximidades da praça, em frente à unidade de saúde, no parquinho infantil e nas vias do entorno.

Já a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) recapeou as ruas do bairro. Já a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) realizou a poda de levante nas árvores que estavam atrapalhando a iluminação pública e plantou diversas flores e mudas de árvores ao redor das calçadas e na entrada da unidade de saúde.

Foto: Vivian Honorato

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) refez a sinalização viária do trajeto recapeado e dos pontos mais apagados com o tempo, instalou novas lixeiras no bairro, construiu e pintou bancos de concreto da praça, fez a capina e a roçagem do mato, e instalou um parquinho infantil. O espaço pode ser utilizado, ao mesmo tempo, pelas crianças, que agora têm acesso aos balanços, escorregador, gira-gira e às gangorras, e pelos adultos que podem permanecer sentados cuidando das crianças. Por fim, a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) pintou a fachada do Mercadão do bairro.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Texto: Ana Paula Hedler e Dayane Albuquerque

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos