Cidadão

Políticas públicas ofertadas ao idosos no Japão é tema de capacitação em Londrina

O objetivo é passar uma nova metodologia aos profissionais que estão envolvidos no trabalho com idosos no Município

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) realizará, nos dias 27 e 28 de novembro, uma capacitação sobre políticas públicas de atendimento ao idoso ofertadas no Japão. Nos dois dias a ação acontecerá das 14h às 16h30, na Aliança Cultural Brasil – Japão, localizada na Rua Paranaguá, 1782, no  centro.

O objetivo desta ação, é mostrar aos servidores da SMI, conselheiros do Conselho Municipal do Idoso (CMDI), profissionais das entidades conveniadas  (Asilo São Vicente, Lar dos Vovôs e das Vovós, Lar Maria Tereza e Casa Dia) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), uma nova forma de atuação com os idosos, baseada no modelo japonês.

A assistente social, Mifue Kadobayashi, representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em Londrina, vai transmitir como essas políticas ocorrem no Japão. O primeiro dia vai ser  mais teórico, quando serão mostradas quais são estas principais políticas. No dia seguinte, a parte prática será explorada, e os presentes poderão conhecer práticas para o envelhecimento saudável por lá.

Dentre as práticas de envelhecimento saudável trabalhadas há o Tai- So, uma prática de alongamento destinado à manutenção da saúde, que pode ser praticada por qualquer pessoa, além de uma oficina de memória.

A secretária  municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, entende que esta como outras atividades podem ser essenciais. “Ouvir práticas e experiências exitosas, como muitas das nossas atividades, podem contribuir no processo de construção de novas práticas para o profissional, e também  na utilização das mesmas”, ressaltou.

JICA- é uma agência governamental independente que coordena a Assistência Oficial ao Desenvolvimento em nome do Japão, comumente conhecida pelo acrônimo de JICA, que vem de  seu nome em inglês Japan International Cooperation Agency.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, pelo telefone 3375-0223/0225.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos