Cidadão
Banda de Músicos de Londrina toca canções de filmes famosos
A apresentação, que começa às 18h30, trará músicas de filmes como “Caça Fantasmas” e a “Pantera Cor de Rosa”; o espetáculo faz parte da programação do “Sexta na Concha”
A comunidade londrinense terá a oportunidade de relembrar grandes clássicos cinematográficos que marcaram a memória do brasileiro. Trata-se da apresentação que a Banda de Músicos de Londrina fará, nesta sexta-feira (dia 11), a partir das 18h30, na Concha Acústica. Ao invés de tocar canções, que vão desde marchas tradicionais ao mambo e jazz, como é o costume do grupo, o espetáculo vai trazer reproduções musicais sob a temática “Filmes”.
De acordo com o coordenador da Banda de Músicos de Londrina, Edson Soares de Souza, a comunidade poderá acompanhar os ritmos de filmes tradicionais, que fizeram sucesso antigamente e que ainda estão “vivos” na memória de cada um. “Vamos tocar temas de filmes como o da Pantera Cor de Rosa; Feiticeira; Hawai 5.0; Caça Fantasmas; entre outros. Será cerca de uma hora de atração para todos da família”, disse.
Souza ainda falou da satisfação de se apresentar na concha. “É um dos nossos palcos prediletos. A Concha é um lugar diferente, de fácil acesso e ligação com a comunidade. A sensação de se apresentar lá é muito boa. Para nós é um orgulho sempre estar tocando lá todas as primeiras e terceiras sextas-feiras do mês”, comentou.
A gestora cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Regina Reis, enalteceu as diversas apresentações realizadas pelo grupo, não somente na Concha Acústica, como também em outros locais da cidade. “É uma equipe de músicos que se tornou um patrimônio da cidade, sempre influenciando a cultura, história e música daqui. Então, é uma banda que a secretaria faz questão de ter presente nos diferentes eventos culturais de Londrina, em especial nesta ocasião, onde as pessoas vão poder voltar no tempo com as temáticas de filmes”, afirmou.
O grupo
Formada por 27 profissionais, a Banda de Músicos de Londrina é considerada uma big band, ou seja, uma banda que utiliza vários instrumentos para reprodução das canções. As apresentações contam com sons de guitarra, baixo, contra-baixo, bateria, trompete, saxofone, trombone, baixo-tuba, caixa e prato, percussão, clarinete e vozes.
O grupo, anteriormente nomeado como Banda Municipal, teve início em 1948, sob regência do maestro Egídio Camargo do Amaral. Já em 2004, a banda foi extinta, o que fez com que os músicos do grupo criassem a Organização Não Governamental (ONG) Banda de Músicos de Londrina para que pudessem continuar tocando. Atualmente, a equipe é regida pelo maestro Gilberto Queiroz.
Projeto
O objetivo do projeto “Sexta na Concha”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, é levar diversão ao público londrinense e incentivar a utilização do espaço. Além de atrações musicais, o projeto apresenta ainda espetáculos de dança, teatro e outros. O local fica na Praça 1° de Maio, no centro da cidade.
(Londrina, 9 de dezembro de 2009)