Cidadão

Atendimentos realizados pela Guarda na última seman

Dos dias 9 a 15 de dezembro, foram 109 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, no período de 9 a 15 de dezembro. Ao todo, foram 109 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 36 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em Escolas Municipais e creches resultaram em 6 registros. Já ocorrências de perturbação do sossego e ordem pública foram o motivo de mais 14 registros. A fiscalização da lei seca municipal registrou 5 autos de infração na última semana.

Orientação e fiscalização de trânsito somaram 12 intervenções, e crimes ambientais totalizaram 4 registros. Ocorrências de violência doméstica e da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, foram causa de 8 atendimentos. Demais ocorrências e atendimentos alcançaram 24 registros.

O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária, em toda extensão do município.

Relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC)

A Defesa Civil realizou 5 atendimentos na última semana, dos quais 3 foram ocorrências de queda de árvores, 1 de enxurrada e 1 de derramamento de óleo na pista. Em caso de emergência em situações de desastre, queda de árvore, queda de muro, rompimento de galeria pluvial, enxurrada, deslizamento de terra, ou rachadura em edificações é importante que a ligação seja feita imediatamente ao telefone 199 ou 153. O solicitante deve repassar o máximo de informações possíveis para que seja viabilizado atendimento.

Patrulhamento pelas unidades de saúde

Com o objetivo de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo, foram 321 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.

Mais ocorrências

Durante a tarde do dia 9 de dezembro, por volta das 16h, uma equipa do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), em patrulhamento pelas imediações da marcenaria da Prefeitura, realizou uma abordagem a um homem em atitude suspeita. Após checagem no sistema foi constatado um mandado de prisão em aberto por roubo agravado. Ele foi encaminhado para a delegacia.

Na última terça-feira (10), uma equipe GTAM, em patrulhamento pelas imediações do Conselho Tutelar, na área central, abordou um homem suspeito de cometer tráfico de drogas. Com ele foram encontradas 121 porções de crack e R$125,50 em dinheiro trocado. Diante do fato, ele foi encaminhado à delegacia.

No início da tarde de sexta-feira (13), uma equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), em patrulhamento pela região central, prestou apoio a uma senhora de 60 anos que estava desfalecida no local. Foi feito contato com o SAMU para que uma ambulância fosse enviada ao local. Ela foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento centro-oeste e ficou sob cuidados médicos.

Por volta das 23h da última sexta-feira (13), uma equipe GMUC em patrulhamento pela Escola Municipal Eugênio Brugin, zona sul, visualizou uma motocicleta parada de forma suspeita. Após checagem ao sistema foi constatado que o veículo constava indicativo de furto/roubo. Foi solicitado apoio do guincho da Polícia Militar para encaminhar a moto à delegacia e, posteriormente, fazer contato com o proprietário.

A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia, todos os dias. Atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil. Em caso de necessidade ou quando for verificada situação suspeita, denuncie.

Atribuição legal

De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao estatuto geral das guardas municipais do brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos