Cidadão
Conferência discute Plano Municipal de Saneamento Básico
Evento na próxima terça-feira (dia 22), a partir das 19h, no auditório da Supercreche é aberto à população
A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realiza na próxima terça-feira (dia 22), a partir das 19h, no Centro de Educação Infantil Valéria Veronezzi (Supercreche) – rua Benjamin Constant, nº 800 -, a 1ª Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento será aberto a todos e tem como objetivo apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Durante a conferência, será mostrada a importância do saneamento básico para a saúde das pessoas. Também vão ser divulgadas as propostas aprovadas durante 12 plenárias de discussão sobre o tema, promovidas em várias regiões da cidade: cinco na zona urbana, sendo uma em cada região, três distritais e outras quatro plenárias temáticas a respeito dos quatro eixos do saneamento básico: “abastecimento de água”, “rede de esgoto”, “limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos” e “drenagem e manejo das águas pluviais urbanas”.
Depois, será feita uma votação dos projetos divulgados por uma comissão que consiste em 38 delegados eleitos pelas comunidades durante as plenárias e outros 38 escolhidos pelo município. A aprovação acontece caso haja maioria simples de votos a favor – 50% mais um voto.
A Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico é coordenada pelo diretor administrativo-financeiro da CMTU, André Nadai, que citou as melhorias que irão ocorrer caso as propostas sejam aprovadas: “Os projetos da conferência vão gerar diretrizes que busquem a universalização do serviço, ou seja, levar o saneamento básico a todos os cidadãos londrinenses que ainda não têm acesso a ele”, afirmou.
Treinamento
Os delegados escolhidos para a votação do PMSB passaram por um treinamento ontem (dia 17), no Centro Regional de Assistência Social (CRAS) da avenida Juscelino Kubitscheck, nº. 2896, centro. Durante o treinamento foram ministradas palestras que ilustravam os propósitos e o funcionamento do serviço de saneamento básico em Londrina, bem como as mudanças que ocorrerão com a aprovação do novo plano.
(Londrina, 18 de dezembro de 2009)




