Cidadão

Londrina inicia atualização cadastral de usuários em sistema do SUS

A partir de janeiro, pessoas de todas as idades podem fazer o recadastramento nas Unidades Básicas de Saúde

Para estabelecer com mais precisão a quantidade de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde inicia, em janeiro, a atualização cadastral nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A iniciativa atende a convocação do Ministério da Saúde, que irá destinar recursos do governo federal para execução deste trabalho. Em Londrina, a estimativa do Ministério é que aproximadamente 296 mil pessoas sejam cadastradas.

O banco de dados do Município (Saúde Web) conta com um amplo cadastro dos usuários da rede de saúde municipal, com mais de 600 mil pessoas. No entanto, para o Ministério da Saúde são válidos os dados do Sistema de Cadastramento de usuários do SUS (CadSUS). E neste sistema, Londrina possui aproximadamente 148 mil usuários registrados. Destes, muitos estão com os dados incompletos e, por isso, não são computados pelo Ministério da Saúde.

Dessa forma, é necessária a atualização dos registros para atender a expectativa proposta pelo Ministério da Saúde e, consequentemente, com o aumento no número de cadastros completos, os recursos destinados para Londrina também devem aumentar.

A diretora da Atenção Primária em Saúde, Valéria Cristina Barbosa, explicou que, para incentivar a atualização cadastral, o governo federal irá investir R$8,927 mil para cada equipe do Programa Saúde da Família. “Londrina conta com 73 equipes no total, e cada uma é responsável por uma população de cerca de quatro mil pessoas”, citou.

O recadastramento inicia em janeiro, nas 53 UBSs de Londrina, tanto da área urbana como distritos, e deve ser feito por pessoas de todas as faixas etárias. “Basta que o usuário compareça na unidade mais próxima de sua casa, tendo em mãos o seu CPF e um comprovante de residência recente e atualizado. Mesmo quem possui o cartão do SUS deve informar os seus dados completos, quando comparecer para consultas, exames ou outros atendimentos, pois muitos possuem um cartão provisório e não sabem”, destacou a diretora.

Para garantir os recursos federais, os municípios devem atualizar o cadastro de, no mínimo, 70% dos usuários estimados pelo Ministério da Saúde. Em Londrina, este índice equivale a 221 mil pessoas. “Ao chegar com mais precisão na quantidade de usuários do SUS, o Município vai poder contar com repasses no montante mais adequado, o que vai impactar diretamente na oferta dos serviços e atendimento de saúde”, frisou Valéria.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos