Cidade
“Fale com prefeito” registra duas mil mensagens em seis meses
O programa de atendimento recebe diariamente reclamações, sugestões, críticas, elogios e solicitações que são encaminhadas a secretarias municipais
Em seis meses de funcionamento, o serviço “Fale com o Prefeito” já registrou cerca de duas mil mensagens da população. Deste total, 50% tiveram suas demandas solucionadas, as demais foram recebidas e estão em tramitação. O programa tem como objetivo aproximar a comunidade dos serviços públicos municipais.
De acordo com o assessor de gabinete e responsável pelo serviço, Ildo Yukio Marubayashi, o atendimento via e-mail proporciona agilidade ao processo, já que o contribuinte não precisa sair de casa para solicitar, por exemplo, um pedido de fiscalização. “A pessoa que procura o “Fale com o Prefeito” tem uma necessidade latente e precisa ser atendida de maneira imediata, quando isso acontece gera muitas vezes uma quebra da expectativa negativa de não ser respondido pelo poder público”, disse ele.
Desde a criação do projeto, a secretaria de Obras foi a que mais recebeu pedidos com aproximadamente 230 e-mails, seguida da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) com 219 e Fazenda 206. Segundo a servidora responsável pelo encaminhamento das mensagens, Kellen Pierone, em alguns setores a demanda é menor.
Ela explicou que é feita uma triagem, na qual são separadas as mensagens diretas para o prefeito e as que vão para os órgãos competentes. Em seguida são encaminhadas para as secretarias e para conhecimento do prefeito. “Geralmente são solicitações de serviços, elogios, críticas e sugestões ao prefeito”.
A servidora salientou a importância do trabalho em conjunto com as secretarias. “Os servidores logo se prontificam em ajudar para que o contribuinte seja atendido” afirmou.
Para acessar o serviço, o contribuinte deve entrar na página inicial da Prefeitura de Londrina, www.londrina.pr.gov.br e clicar no link “Fale com o Prefeito”, do lado direito da página. Será necessário o fornecimento de dados pessoais como: nome, cidade, e-mail para resposta e telefone. Logo abaixo, há espaço para o fornecimento de informações.
(Londrina, 29 de dezembro de 2009)