Cidadão

‘’Londrinenses’’ será lançado hoje na Biblioteca Pública

Livro reúne 14 contos do escritor Mauricio Arruda Mendonça baseados em histórias locais e será distribuído em todas as bibliotecas municipais das escolas


A Biblioteca Pública, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), promove o lançamento de mais um livro hoje (dia 15), a partir das 20 horas. Trata-se da obra ‘’Londrinenses’’, do escritor e dramaturgo Maurício Arruda Mendonça.
Como o próprio nome já diz, o livro reúne 14 contos que misturam ficção, literatura e jornalismo que têm como foco principal abordar histórias sobre a cidade, bem como de seus habitantes. ‘’Londrinenses’’ traz uma sequência cronológica das histórias, que começam desde 1930 e vão até a década de 80. O projeto conta também com a participação do desenhista Robson Vilalba, que ficou responsável pela elaboração das gravuras.
O diretor de Bibliotecas, Rovilson Silva, destaca a importância da medida. ‘’Esse lançamento tem como objetivo reafirmar os procedimentos já feitos pela Biblioteca Pública. Outro ponto interessante é oferecer para a comunidade londrinense autores da própria cidade’’, comentou.
O escritor Maurício Arruda Mendonça explicou como surgiu a idéia de reunir os contos. ‘’Esse trabalho já havia sido publicado no jornal Folha Norte entre os anos de 2007 e 2008. Então, decidimos publicá-los. Procurei tornar a linguagem a mais acessível possível’’ , observou o autor.
Segundo ele, a decisão de ter a cidade como fonte principal dos contos surgiu do fato de que Londrina merecia um lugar especial. ‘’Esse elemento é importante porque promove um conhecimento de histórias que nem mesmo os próprios habitantes tinham noção. E isso se aplica principalmente para os alunos do ensino médio, faixa etária para qual o projeto é voltado. Importante ressaltar também que o livro será distribuído em todas as bibliotecas das escolas municipais, o que poderá incentivar ainda mais o gosto pela leitura’’ , finalizou o escritor.
O lançamento da obra ‘’Londrinenses’’ acontecerá hoje (dia 15), a partir das 20h, na Biblioteca Pública, que fica na avenida Rio de Janeiro, 413.
Serviço
Maurício Arruda Mendonça nasceu em Londrina em 1964. Graduou-se em Direito pela UEL em 1988. Começou a publicar seus primeiros trabalhos em meados da década de 80. Publicou os livros de poemas Epigrafias (2002), A Sombra de um Sorriso (2002), e Eu Caminhava Assim Tão Distraído (1997). Foi indicado por quatro vezes ao prêmio Shell de teatro no Rio e em São Paulo. Em 2009 recebeu o prêmio Shell-RJ de Autor, ao lado de Paulo de Moraes, pela dramaturgia da peça Inveja dos Anjos, da Armazém Companhia de Teatro. É mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina.
(Londrina, 15 de janeiro de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos