Cidadão
Saúde promove capacitação de agentes contra dengue
Medida foi efetivada depois do levantamento do índice de manifestação do mosquito, que apontou um aumento significativo de infestação domiciliar

”Cerca de 340 agentes, divididos em três turmas, estão participando desse projeto. O último levantamento feito do índice de infestação do mosquito transmissor, que será concluído no próximo dia 20 de janeiro, traz um aumento significativo de infestação domiciliar”, relatou a assessora de gabinete da Secretaria de Saúde, Flayda Favaretto.
Como explicou a assessora, a iniciativa se dá em razão da urgente necessidade de treinar mais pessoas no combate ao mosquito da dengue. O último levantamento realizado pelo setor de endemias e vigilância sanitária do órgão municipal apesar de não ter sido divulgado ainda, aponta para uma alta presença de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Temos como meta estender esse projeto de capacitação até o mês de abril. Os agentes comunitários vêm para somar esforços para cumprir com os objetivos traçados’’, observou a assessora de Gabinete.
Segundo Flayda, parcerias multisetoriais estão sendo implementadas com a finalidade de identificar e informar os moradores a respeito dos sintomas causados pela dengue. “A capacitação está sendo realizada com o intuito de que os agentes conscientizem a população para controlar a remoção mecânica dos criadouros, já que estamos em um período de intensas chuvas e calor. Isso, consequentemente, propicia a proliferação mais rápida do mosquito”.
(Londrina, 15 de janeiro de 2010)