Cidadão

Posto de Saúde do Jardim Padovani promove ação educativa sobre a hanseníase

Atividade faz parte da campanha Janeiro Roxo, de conscientização e combate à doença

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Padovani vai promover, na próxima segunda-feira (20), atividades relativas a campanha Janeiro Roxo, de conscientização e combate à hanseníase. Pela manhã, haverá orientações para os usuários sobre a doença, em sala de espera. Também serão colocados cartazes informativos na unidade.

As orientações também acontecerão nos grupos de Terapia Comunitária, Alongamento, Atividade Física e no grupo da rural Plantando Saúde.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à iniciativa para auxiliar na desmistificação da doença e orientar a população sobre sinais e sintomas, permitindo o diagnóstico precoce. Durante todo o mês de janeiro, as UBSs estarão realizando atividades com a população, sobre o assunto.

Sobre a doença – Segundo a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), “a hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque.

É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. O paciente também pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular”.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas na UBS do Padovani, no 3379-0850.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos