Cidade
Prefeitura lança cursinho pré-vestibular na região norte
Em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), projeto vai atender 200 estudantes que querem ingressar na universidade

O cursinho pré-vestibular da UEL existe há 13 anos e já virou referência para outros centros estudantis. Este ano, 58 alunos ingressaram em cursos superiores, inclusive nos mais concorridos como Medicina, Agronomia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Segundo o prefeito Barbosa Neto, Londrina tinha a necessidade de descentralizar o projeto para outros pontos da cidade, devido ao crescimento no número de estudantes e ao bom nível de aprovados no vestibular. “A região norte foi escolhida pela infra-estruturar que a prefeitura vai proporcionar e pela quantidade de pessoas que vivem aqui”, declarou.
A solenidade de assinatura do termo de compromisso da Prefeitura com a UEL reuniu além do prefeito, o reitor da Universidade, Wilmar Marçal; o vice-prefeito José Joaquim Martins Ribeiro, secretários municipais, monitores do cursinho e diversas lideranças comunitárias.
A prefeitura vai arcar com todas as despesas como água, energia elétrica, e manutenção do espaço físico, além de pagar o vale transporte dos professores que vão lecionar no cursinho. Já a UEL vai coordenar e administrar todas as ações do projeto, vai ficar responsável pela nomeação dos alunos da universidade que vão dar aula no cursinho e também no fornecimento do material didático.
O coordenador administrativo do cursinho da UEL, Ademir Freire, explicou que além dos benefícios apresentados, os alunos vão receber ainda a isenção na taxa de inscrição para o vestibular, que hoje é de R$ 90,00. Mas para isso, a freqüência nas aulas deverá ser alta, podendo o beneficiado faltar somente duas vezes por mês.
Desde sua criação, em 1996, o cursinho preparatório já aprovou mais de 1.000 alunos nos vestibulares da UEL. Os interessados em ingressarem no projeto podem fazer as inscrições no site www.uel.br/sebec. Para conhecer o Centro Cultural Lupércio Luppi, basta ir até a avenida Saul Alkind, 790.
(Londrina, 18 de janeiro de 2010)