Destaques

Mais duas UBSs passarão por reforma: Vila Brasil e do Patrimônio Regina

Objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores e mais conforto para população atendida nestes locais

Foto: Vivian Honorato

A Prefeitura de Londrina iniciará segunda-feira a reforma de mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Dr. Aroldo Marques Sardenberg, da Vila Brasil, no centro, e a Graciosa Dal-Bó Bianch, do Patrimônio Regina. A ordem de serviço que autoriza o início das obras na UBS da Vila Brasil foi assinada na manhã desta sexta-feira (24), pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. A outra assinatura acontecerá o Patrimônio Regina, também nesta sexta-feira, às 19 horas, na Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, 415.

O prefeito Marcelo Belinati informou que 12 unidades estão em reforma neste momento, além de 17 que já foram entregues. “Estamos reestruturando toda a saúde pública da cidade de Londrina, que inclui a contratação de mais médicos para atender a demanda das unidades. Nosso objetivo é prover melhor condições de trabalho para os servidores e um melhor atendimento para a população”, afirmou.

A UBS da Vila Brasil foi inaugurada em 1998 e passou por reforma e ampliação em 2012. A unidade possui 293,31 metros quadrados de área construída e no local serão feitos: melhorias nos pisos interno e externo, calçada e acesso, recuperação dos ambientes existentes na UBS, com pintura de paredes, revisão e recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros, melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas, revisão e recuperação da cobertura, substituição dos rufos e calhas, acessibilidade (conforme normas ABNT 9050), adequação da comunicação visual e recuperação do abrigo de resíduos.

Foto: Vivian Honorato

O investimento será de R$ 206.967,91 e a empresa responsável pelas obras, vencedora do processo licitatório, é a Belga Latina Construções Eireli. Ela terá 120 dias para executar os serviços. Durante as obras, os atendimentos serão realizados na Faculdade Inesul, na Rua Humberto Piccinin,198, no mesmo horário de atendimento da UBS, das 7 às 19 horas.

A unidade atende uma população de 18.917 habitantes, dos bairros: jardins América, Arpoador, Caravelli, Caiçaras, Erotildes, Europa, Flórida, Indianapolis, Larsen, Londrilar, Mazei 1 e 2, Monções, Nova Londres, Petrópolis 1 e 2, Vila Rica, Lago Parque, Vilas Brasil, Canziani, Fujita, Guarujá, Ipiranga, Rica, Rodrigues e Zelina.

Já a UBS do Patrimônio Regina foi inaugurada em 1985 e teve sua nova sede construída em 2012, com 300 metros quadrados de área. A empresa que fará a reforma é a Rezende Construções Civis Eireli, a qual também terá 120 dias para finalizar as obras. O investimento será de R$ 105.942,49.

A unidade receberá as seguintes intervenções: melhorias nos pisos interno e externo, calçada e acesso, recuperação dos ambientes existentes na UBS, com pintura de paredes, revisão e recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros, melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas, revisão e recuperação da cobertura, substituição dos rufos e calhas, acessibilidade (conforme normas ABNT 9050), adequação da comunicação visual e recuperação do abrigo de resíduos.

A unidade atende uma população de 3 mil pessoas, dos patrimônios Regina e Espírito Santo, Gleba Cafezal, Viação Velha e Chácara Meleiro. Durante a reforma, a população será atendida na UBS do Guanabara, que fica na Rua Montevideo, 605, Jardim Arco Íris.

Foto: Vivian Honorato

O secretário Felippe Machado ressaltou que a reforma das unidades estão sendo acompanhadas por revitalização do entorno. Segundo ele, a praça ao redor da UBS da Vila Brasil será revitalizada, para trazer ainda mais conforto à comunidade. “É uma unidade que há quase oito anos não passava por nenhuma manutenção e que tem um problema crônico no telhado, de infiltração de chuva, que agora será corrigido, além de receber outras melhorias e também móveis e equipamentos novos”, afirmou.

Sobre a UBS do Patrimônio Regina, o secretário disse que esta será a oitava unidade a ter a sua ordem de serviço autorizada pelo prefeito Marcelo Belinati, somente em 2020. “Em breve, dentro do segundo lote de reforma, mais dez unidades já licitadas receberão melhorias e no começo desta semana houve uma licitação para reparar mais oito UBSs, que devem ter as ordens de serviço autorizadas já em março”, contou.

Avanços – A reforma das UBSs está inserida no Programa de Reestruturação da saúde pública de Londrina, iniciado em 2017. Desde então, a Prefeitura já entregou 17 unidades de saúde, totalmente reformadas: UBSs do Panissa, do CSU, Pind, Vila Casoni, Ernani Moura Lima, Carnascialli, Jardim do Sol, Alvorada, Selva, Warta, Paiquerê, Maria Cecília, Piza e João Paz, CAPS Infantil, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Farmácia Municipal.

Além dessas, o Município está construindo duas UBSs, na Vila Fraternidade e no Santa Rita, e passam por reformas as unidades de Lerroville, Maravilha, Jardim Ideal, Marabá, Eldorado, Cabo Frio, Campos Verdes e Jamile Dequech, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.

De manhã, estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Ailton Nantes, Jamil Janene, Amauri Cardoso e Roque Neto; a coordenadora da UBS da Vila Brasil, Viviane Almeida do Carmo; representando a comunidade do bairro, Zeni Maria José Guimarães, o pastor Manoel Neto, da Igreja Batista, além da comunidade local.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos