Defesa Social divulga balanço das atividades em Londrina em 2019
Em 2019 foram registrados 5126 boletins de ocorrência, o que representa um aumento de 46% em relação a 2018, com o aumento de oferta de serviços
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A Defesa Social é responsável pela Guarda Municipal e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).
Um ano marcado por desafios e conquistas com aumento na procura pelos serviços. O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, à frente da instituição desde março de 2019, avaliou positivamente o período. “Após a chegada, realizamos um diagnóstico a respeito de todas as atividades, demandas, condições logísticas e de recursos humanos que a secretaria dispunha. Implantamos projetos na área de defesa civil, segurança eletrônica, informação para os servidores e usuários do serviço público. Implantamos também o Plano de Segurança das Instalações (PSI) para poder conscientizar os servidores acerca de fatores importantes que possam minimizar os danos, seja furto ou vandalismo em prédios públicos. Na sequência nós trabalhamos a questão de pessoal, verificando o grau de instrução e de comprometimento. Aprimoramos a aplicação do efetivo, o que redundou nesse maior atendimento de ocorrências atendidas ”, explicou.
Balanço – Operacional
De acordo com informações do setor de planejamento da instituição, até o final do mês de dezembro de 2019 foram registrados 5126 boletins de ocorrências. Média mensal de 427. Especificamente nos prédios públicos municipais, foram 1728 ocorrências, número que representa um aumento de 85% e está relacionado à procura pelo serviço da Guarda Municipal. Foi feita divulgação para os que os cidadãos passem a acionar a Guarda, sempre que perceberem alguma tentativa de vandalismo.
Autuações da lei seca somaram 563 registros. O total de pessoas detidas e encaminhadas à autoridade policial foi de 574, dos quais 72 menores de idade. Foram 36 veículos recuperados, sendo 26 carros e 10 motocicletas. A instituição cumpriu 550 ordens de serviço relacionadas a operações conjuntas, ações sociais, e participação em eventos promovidos pela comunidade.
Em relação à 2020, informação do sistema aponta que nos primeiros 20 dias do ano foram registradas mais de 4100 rondas através do patrulhamento preventivo pelos cerca de 400 próprios públicos cadastrados. Todo trabalho é realizado através dos grupamentos operacionais e táticos da Guarda Municipal de Londrina.
Central de emergência e monitoramento
A central monitora 24 horas por dia dezenas de câmeras fixas e móveis instaladas em locais estratégicos em próprios públicos municipais, ruas e avenidas de Londrina. O grupamento também atende as chamadas dos telefones de emergência 153 da Guarda Municipal, e 199 da Defesa Civil. Entre os meses de janeiro e dezembro de 2019 foram atendidas 25.609 chamadas. O registro de patrulhamento preventivo e pontos base (PB) com foco nos próprios públicos municipais somou 80.137 atendimentos.
Patrulha Maria da Penha
A “Patrulha Maria da Penha” é um serviço personalizado e exclusivo que atende mulheres vítimas de violência em Londrina desde 2015. Em 2019 a central 153 da GM recebeu 726 chamadas. O que resultou em 429 boletins de ocorrência. Os números representam atendimento às vítimas com e sem medida protetiva.
Guarda Escolar
A guarda escolar realizou 81 palestras sobre combate ao bullying, combate às drogas, perigos da internet, segurança, cidadania e combate ao tráfico de pessoas. Foram atendidas escolas municipais, estaduais e particulares. Cerca de 2700 alunos foram contemplados com as ações.
O projeto “Guarda Municipal Mirim”, de responsabilidade da guarda escolar, atendeu 260 alunos em 4 unidades escolares. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), implantado em 2014, atende crianças de quarto e quinto ano da rede municipal. Relatório do grupamento informou também que outras 315 crianças que estudam na Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles, zona leste, foram atendidas durante o ano letivo de 2019 pelo projeto “Viva Cidadania”.
Os agentes do grupamento escolar participaram ativamente em discussões promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Guarda Rural
A Guarda Municipal Rural registrou, através da central de emergência da GM 153, 579 chamadas. Das ligações, 77 estavam relacionadas aos próprios públicos. Foram atendidas 27 ocorrências relacionadas à Patrulha Maria da Penha. Os agentes recuperaram 8 veículos naquela área, sendo 2 tratores furtados. Um total de 6 pessoas foragidas da justiça foram encaminhadas à delegacia. Foram retiradas 5 armas de fogo irregulares de circulação. Os agentes do grupamento também realizaram e participaram de ações sociais e operações em conjunto com demais órgãos públicos no período. “Na área rural nós melhoramos muito o atendimento à população no momento em que fazemos a segurança dos próprios municipais nos distritos. Trabalho digno de reconhecimento por parte da comunidade que nos procurou para afirmar o contentamento”, apontou o secretário.
Trabalho em conjunto
A GM, através dos grupamentos GMUC, GMEC, GCOM, Rural, GOC, GEPE e GTAM registrou aproximadamente 224 atendimentos em operações ou apoio aos órgãos da administração municipal e demais instituições de segurança. O trabalho junto com as forças de segurança do município, policias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal colabora para a sensação de segurança e diminuição dos índices de criminalidade na cidade.
O secretário falou sobre o apoio às secretarias municipais. “Nós nos aproximamos mais das secretarias municipais em apoio aos trabalhos dando segurança para os servidores. Principalmente na área da saúde, meio ambiente e assistência social”, destacou.
Defesa Civil
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) é a responsável pelos atendimentos no âmbito do município. Em 2019 atendeu 430 ocorrências, das quais 278 foram quedas de árvores. Vistorias em residências e estabelecimentos públicos e particulares somaram 131 atendimentos.
Centro de formação
O Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina tem como objetivo qualificar os agentes para o desempenho das funções. Anualmente são feitas atualizações com foco na prestação do melhor serviço. Em 2019 foram ministrados 31 cursos.
Setor Administrativo
A secretaria de Defesa Social conquistou, através de projetos, convênios e com recursos da Prefeitura, doze novas viaturas para o setor operacional da instituição. Com o foco na proteção sistêmica dos bens serviços e instalações municipais, a secretaria desenvolveu vários projetos em 2019, sendo o Plano de Segurança das Instalações (PSI), um plano de segurança patrimonial que foi elaborado por especialistas em segurança em conjunto com as diretorias dos próprios públicos municipais e tem como objetivo preconizar barreiras físicas eficientes, levar informações aos servidores e aliar recursos tecnológicos e técnicas de policiamento preventivo.
Foi elaborado um projeto de alarmes que visa contemplar todos os prédios da prefeitura. Um projeto que tem como objetivo conscientizar servidores públicos e cidadãos londrinenses sobre como funciona o serviço prestado pela Guarda Municipal de Londrina, e em quais situações e como a instituição poderá ser acionada.
Outra conquista importante foi o convênio firmado com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que viabilizou a capacitação de 20 agentes guardas municipais para trabalharem no apoio à fiscalização de trânsito no município. Para Pedro Ramos, a confiança da sociedade no trabalho da instituição faz diferença. “O compromisso com a atividade de trânsito tem sido positivo. A maioria dos atendimentos chegam à central 153. As pessoas denunciam infrações e demais problemas relacionados, e na medida da sua capacidade a GM vai dando as respostas. Nós entendemos que foi um ano positivo, mas que pode ser melhorado. A participação da população através das centrais 153 e 199 tem sido fundamental para que a gente possa a cada dia aperfeiçoar os trabalhos e devolver um melhor serviço para comunidade”, pontuou.
Além de dar continuidade à metodologia de trabalho, o gestor da pasta espera concluir projetos. “Concluiremos em 2020 os projetos de alarmes monitorados nos prédios da prefeitura. O que vai facilitar e aprimorar a aplicação eficiente das viaturas. Estamos concluindo um plano de reestruturação da secretaria e um plano de carreira que está previsto em lei desde a criação da Guarda Municipal há 10 anos, e que infelizmente não foi colocado em prática. A relevância dessas ações é importante para prestação do serviço, como a colocação, por exemplo, de um psicólogo atuando de maneira preventiva junto aos profissionais de segurança do município. Nós entendemos que isso é importante para poder dar tranquilidade ao profissional em prestar o melhor serviço para população”, informou.