Cidadão

Educação realiza curso para condutores e monitores do transporte escolar rural

Haverá orientações sobre os serviços, legislação e condutas. Cerca de 4.500 estudantes são transportados às unidades escolares da zona rural

Com o objetivo de proporcionar mais segurança e conforto aos estudantes da rede municipal que são transportados para estudar na área rural de Londrina, a Secretaria Municipal de Educação promove, nesta sexta-feira (31), um curso para os condutores e monitores responsáveis pelo serviço. A palestra irá ocorrer, das 8h às 12h, no Anfiteatro Cyro Grossi (“Pinicão”), do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. Está prevista a participação de 300 pessoas que atuam nas 12 empresas terceirizadas do Transporte Escolar Rural do Município. A iniciativa é da Gerência de Transporte Escolar da SME.

A capacitação tem como foco o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos nos serviços, com intuito de habilitá-los na condução e operação das atividades. Com isso, a intenção é melhorar o diálogo com todos os participantes para garantir que as melhores condições de transporte sejam oferecidas aos usuários, preservando a integridade física dos alunos.

O curso será ministrado pelo gerente deste setor, José Aparecido da Silva, e sua equipe, que darão orientações gerais a respeito da execução dos serviços previstos em contrato. Serão abordados os principais aspectos referentes a cláusulas, legislação e conduta junto às famílias, estudantes e escolas. “Trata-se de um momento para repassar e trocar informações, chamar a atenção sobre a importância deste trabalho, e também para aproximar os profissionais que atuam no transporte dos alunos com a comunidade escolar”, disse o gerente.

Silva informou que, atualmente, as 12 empresas terceirizadas contratadas para realizar o transporte escolar rural são responsáveis por 15 lotes de veículos, distribuídos pelos distritos e patrimônios rurais. Ao todo são 187 automóveis circulando por 303 linhas nessas áreas, entre kombis, vans, ônibus e micro-ônibus. O transporte é feito nos períodos matutino, vespertino e noturno, atendendo cerca de 4.545 estudantes. A soma da quilometragem percorrida, por dia, é estimada em 9.500 km.

Dois dos lotes atendidos transportam alunos da área urbana, mas residentes em bairros onde não há escolas municipais próximas, em chácaras das áreas norte, sul, leste e oeste. “Também são levados alunos dos jardins Santo André, Nova Olinda e Nova Esperança, por exemplo”, completou o gerente.

Regularmente, a Gerência de Transporte Escolar também faz a fiscalização de todos os veículos da frota escolar rural, com verificação nos locais, para certificar se os carros estão de acordo com as normas contratuais. Os responsáveis fazem relatórios apontando como estão as condições gerais dos automóveis e o que pode ser melhorado neles, verificando acessórios como pneus, cinto de segurança, luzes, extintores e outros. Este trabalho é complementar à fiscalização oficial que é feita semestralmente pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o gerente de Transporte Escolar da SME, José Aparecido da Silva, pelo telefone 3375-0116

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos